Saúde

Niterói inicia vacinação de adolescentes nesta segunda

Niterói inicia vacinação de adolescentes nesta segunda

A partir desta segunda-feira (23), a Prefeitura de Niterói inicia a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes com idades entre 12 e 17 anos. De segunda (23) a quarta-feira (25), jovens a partir de 17 anos já poderão se vacinar contra a Covid-19. De quinta (26) a sábado (28) será a vez dos adolescentes a partir de 16 anos. A expectativa é chegar até 10 de setembro aos 12 anos, idade mínima permitida pela Anvisa para vacinação. A vacinação será feita com Pfizer. O calendário vai seguir de acordo com a disponibilidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

Para se vacinar, o adolescente precisará estar acompanhado de algum responsável maior de 18 anos, apresentar um documento com foto, CPF e comprovante de residência. A prefeitura pontuou que essa faixa etária não deve se vacinar nos postos do Campo de São Bento e Largo da Batalha, pois nestas salas de vacinação não está sendo aplicada a vacina do fabricante Pfizer, recomendada para os adolescentes.

A vacinação pode ser agendada. Para realizar o agendamento, é preciso baixar o aplicativo Colab, que está disponível gratuitamente na Play Store (Android) e App Store (iOS), e realizar o passo a passo do cadastro. É necessário estar dentro da idade de imunização e apresentar a documentação.

O Colab também oferece a opção de remarcar a data e horário da vacinação, caso a pessoa não consiga comparecer no dia agendado. Para a segunda dose, a marcação também deve ser realizada pela ferramenta. Por ela é possível obter comprovação digital da imunização. Também é possível agendar a vacinação pelo site www.niteroi.rj.gov.br/agendamentovacina.

Foto: Douglas Macedo