Esportes

Parque Esportivo e Social do Caramujo, em Niterói, completa um ano 

Parque Esportivo e Social do Caramujo, em Niterói, completa um ano 

O Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc) completa, hoje (16), um ano da inauguração. O local oferece treinamento gratuito de várias modalidades olímpicas como atletismo, levantamento de peso olímpico (LPO), lutas, badminton, tiro com arco e o iniciante, nessas Olimpíadas de Tóquio, skate. Atualmente, em função da pandemia, das limitações das atividades e do número de pessoas reduzido, o Pesc atende aproximadamente 400 pessoas, a partir dos 6 anos de idade. Na primeira competição que contou com a participação dos jovens do projeto, em julho deste ano, o Pesc obteve sete medalhas, na Vila Olímpica de Duque de Caxias.

Fotos: Luciana Carneiro

A gestora do Parque Esportivo e Social do Caramujo, Sheila Bahia, conta que o Parque é um grande sonho que se tornou realidade. “O Parque Esportivo e Social do Caramujo é um local de alegria, aprendizado e conquistas. É o sonho sendo realizado por cada um de nós que acreditamos num mundo melhor, de direito e oportunidades, de igualdade, onde essas crianças podem buscar novos planos e serem grandes atletas. É a possibilidade delas se capacitarem, estudarem e conquistarem uma vida melhor. Agradeço a todos que acreditaram que através do esporte podemos salvar vidas. Agradeço a dedicação às nossas crianças e que elas possam voar em busca de novos horizontes”, enfatiza Sheila.

Fotos: Luciana Carneiro

Duas novas modalidades chegaram recentemente ao Parque Esportivo, o tiro com arco e o badminton. Além das modalidades olímpicas, o Parque oferece aulas de funcional fitness, circuito funcional, skate, luta greco romana, muay thay, educação ambiental e ritmos. Além disso, para os que desejam, os professores fazem a avaliação antropométrica com pesagem, medição de circunferência abdominal, altura, Índice de Massa Corporal (IMC), percentual de gordura e índice de padrão de crescimento. De acordo com a prefeitura, outras atividades ainda serão implementadas, principalmente as de contato que atualmente não podem ser desenvolvidas devido a pandemia para respeitar as regras de distanciamento social e os protocolos sanitários. Nesta lista estão Jiu-jítsu, futebol, basquete, vôlei e capoeira.

José Roberto, 9 anos, e Ingrid, 12 anos, são promessas do Skate que treinam no parque. “O skate é uma forma de eu me expressar e aqui eles incentivam bastante. No futuro, vou querer participar de vários campeonatos, viajar por vários países e, se Deus quiser, vou conseguir virar profissional”, afirmou Ingrid.

O pai da Ingrid e de mais duas alunas do projeto, Ibici Silva, conta que o Parque é um sonho realizado para os moradores. “O Parque aqui do Caramujo é uma realização. Aqui existia um campo de barro, sem espaço para as crianças brincarem. Esse espaço é a concretização do sonho de muitos pais. Como estamos no período de Olimpíadas, as crianças assistem em casa e querem repetir aqui o que viram. Minha família respira esporte e para mim é uma realização pessoal ver minhas filhas praticando atividades e ver como uma filha vai influenciando as outras a participarem. Quando as pessoas verem um atleta que saiu daqui, vai ser uma grande emoção para todo o bairro”, disse Ibici.

Fotos: Luciana Carneiro

Para se inscrever nas atividades do Pesc, é preciso ser morador do Caramujo ou adjacências e procurar a secretaria do Parque que funciona das 8h às 17h, munido da certidão de nascimento e documento do responsável. Atualmente, o espaço está funcionando com turmas menores para respeitar o distanciamento entre os alunos.