Notícias

Falta de vento adia regata da medalha de Martine Grael e Kahena Kunze

Falta de vento adia regata da medalha de Martine Grael e Kahena Kunze

As atuais campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze tiveram que adiar um pouco o sonho do bicampeonato. A regata da medalha da classe 49erFX da vela foi adiada por causa da falta de vento e será disputada apenas nesta terça-feira, 3, a partir das 14h30 no horário do Japão (2h30 no horário de Brasília). Para o chefe da equipe brasileira de vela nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, o multimedalhista Torben Grael, o adiamento foi uma medida acertada.

“É uma coisa normal. Aconteceu pouco aqui nos Jogos Olímpicos, no Rio aconteceu também. A gente depende do vento estar bom para velejar. Hoje está uma situação complicada porque primeiro o vento estava muito fraco. Depois, entrou uma frente, com possibilidade de chuva, que deixa o vento muito instável e isso não permite uma regata muito boa, fica meio na loteria. Decidir o campeonato dessa forma não é o ideal. Para gente, embora as meninas sejam muito boas em situações de clima confuso, se adaptam às dificuldades com facilidade, ter uma regata final mais técnica, é bonito para o campeonato”, disse Torben.

Martine e Kahena chegaram à Medal Race na segunda colocação, com 70 pontos perdidos, atrás das holandesas Annemiek Bekkering e Annette Duetz têm o mesmo total, mas vencem no critério de desempate, depois das 12 regatas disputadas na pequena ilha de Enoshima. Vale lembrar que dupla brasileira venceu o evento-teste dos Jogos no local, que é o mesmo dos Jogos Olímpicos Tóquio 1964. A programação agora é voltar para o hotel, comer, descansar para estarem prontas para a regata decisiva desta terça.

“É como se voltasse pra ontem. Vamos pro hotel, descansar um pouco e amanhã o mesmo procedimento. A diferença é que amanhã é o último dia, mas vão forçar mais para fazer. Só que a previsão de tempo é bem melhor e não deveremos ter muitos problemas para a realização da regata”, completou Torben.

A vela brasileira soma sete ouros, três pratas e oito bronzes, totalizando 18 medalhas olímpicas.