Cultura

“Ressurgência” inspira visitantes no MAC Niterói

“Ressurgência” inspira visitantes no MAC Niterói

Sucesso de público, a exposição “Ressurgência” foi prorrogada e pode ser vista de terça-feira a domingo, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói. O nome é uma referência ao ciclo da natureza que acontece quando ventos mudam de direção no oceano e levam para a superfície águas mais frias e ricas em nutrientes. Como uma sugestão à volta por cima, a mostra do Entreartes – Coletivo de Arte reúne os fotógrafos Renato Moreth, Pedro Vasquez e Luiz Bhering, além do arquiteto Mario Costa Santos, responsável pelo projeto cenográfico.

Os artistas foram estimulados a compartilhar os talentos, representando tantos outros revelados pela cidade, que é água escondida em tupi-guarani, como lembra a curadora da exposição, Ana Shieck. São mais de 70 trabalhos expostos. Todos com Niterói no DNA.

Profissional que percorre o mundo capturando imagens, Renato Moreth reúne rostos de pessoas de 25 países. Escritor e fotógrafo, Pedro Vasquez celebra as contradições do mar, enquanto Luiz Bhering seleciona no museu ângulos da própria obra de Oscar Niemeyer.

As águas também estão representadas na cenografia de Mario Costa Santos, com projeção de imagens do oceano no teto do salão do MAC, onde ele apresenta o processo criativo de linha de móveis que une o artesanal e o tecnológico. O barulho das ondas dá o tom ao som ambiente.

No bistrô do MAC também há um aperitivo da exposição. Na decoração e no cardápio, estão sugestões para café e refeições alusivas à “Ressurgência”. A mostra está aberta até 15 de agosto, de terça a domingo, das 11h às 16h.

Ingressos

R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia). Estudantes da rede pública, crianças até sete anos e moradores de Niterói não pagam. Às quartas-feiras, a entrada é grátis.