Educação

Com projeção de imagens no MAC e no Caminho Niemeyer, Niterói é escolhida para receber a campanha Estimule Empatia

Com projeção de imagens no MAC e no Caminho Niemeyer, Niterói é escolhida para receber a campanha Estimule Empatia

Niterói foi escolhida para receber a campanha Estimule Empatia, uma iniciativa do Edify Education, empresa de soluções educacionais em inglês, em parceria com as escolas Fórum Cultural, Colégio São Vicente de Paulo, Paulo Freire e Aldeia Curumim, que possuem o programa bilíngue da empresa. No projeto, realizado durante as aulas de inglês das escolas, mais de 850 alunos se conectaram a idosos que vivem instituições de longa permanência da cidade em uma troca de vídeos e ilustrações para se apoiarem durante a solidão imposta pela pandemia.

As ilustrações das crianças se transformaram em livro e também em arte que ganharão vida em toda a cidade. A artista plástica Juliana Nascimento, dedicada a trabalhar memórias infantis, recriou os desenhos em peças únicas que serão projetadas no Museu de Arte Contemporânea de Niterói e no Caminho Niemeyer no dia 25 de julho, domingo, em homenagem ao Dia dos Avós, comemorado no dia 26/7. As fotos publicadas no instagram @cidadedeniteroi foram feitas neste sábado (24) enquanto a equipe técnica realizava testes. A frase mais marcante em um dos desenhos infantis deu nome à hashtag do projeto: #notalone 

Toda a ação foi mobilizada pelo Edify Education, que nasceu em uma escola de Niterói e agora está presente em mais de 150 unidades de ensino do país. A iniciativa também visa ajudar as instituições para idosos de forma colaborativa. Quem quiser participar pode compartilhar um desenho usando a hashtag #notalone e marcar o perfil @edifyoficial no instagram. A quantidade de desenhos compartilhada vai ser revertida em um kit de higiene ou alimentos, dependendo da necessidade da instituição. A campanha tem início no dia 26 de julho e segue até o dia 26 de agosto.

“A ideia do projeto surgiu de uma atividade pedagógica nas aulas de inglês. Adoramos e fomos além. Transformamos em uma ação social, envolvendo os alunos e os idosos que vivem em casas de repouso. Além disso, foi aqui, na Cidade Sorriso, que iniciamos a nossa missão de fazer dessa geração, uma geração bilíngue de verdade. Também é uma forma de retribuir para Niterói o carinho que sempre recebemos”, explica Marina Dalbem, co-CEO do Edify.