Esportes

Prefeito recebe jovens atletas de equitação que treinam no Parque Rural de Niterói

Atletas Gabriel Tortelly e Maria Clara Lisboa ressaltam importância da estrutura do local para sua evolução no esporte

O prefeito de Niterói, Axel Grael, e o vice-prefeito Paulo Bagueira receberam nesta terça-feira (13) os atletas de equitação Gabriel Tortelly e Maria Clara Lisboa, que treinam no Parque Rural de Niterói, no Engenho do Mato. Os dois, que se preparam para representar a cidade em competições nacionais, falaram um pouco de sua trajetória no esporte e de seus planos para os próximos anos. A secretária municipal de Governo, Rubia Secondino, também acompanhou a visita.

Fotos: Berg Silva

Gabriel, que é atleta paralímpico, compete na modalidade Paratambor Handicap 4, sofre da Síndrome de Crouzon, que compromete a sua visão e locomoção. Ele, que desde criança era apaixonado por cavalos, começou fazendo equoterapia, se destacou e, além de competir, hoje é um instrutor para pessoas com deficiência. Já Maria Clara se destaca nas competições de 3 Tambores categoria Jovem.

“O sucesso do Gabriel e da Maria Clara é um importante estímulo para outros jovens praticarem esse esporte tão bonito, que é a equitação. É gratificante ver que o Parque Rural de Niterói já é uma referência para a prática esportiva na cidade”, afirmou o prefeito Axel Grael.

Gabriel e Maria Clara destacaram a importância de contarem com um lugar com a estrutura do Parque Rural de Niterói para os seus treinamentos. “Facilita muito para gente ter um lugar com uma estrutura do nível dos locais onde se disputam as competições. Torna nossa tarefa muito mais tranquila”, afirmou Maria Clara. “No Parque Rural podemos treinar com sol ou chuva, é fantástico”, confirmou Gabriel.

Treinador de Gabriel e Maria Clara, além de responsável pelas aulas de equitação e equoterapia no Parque Rural de Niterói, Renato Lisboa ressalta que a estrutura oferecida pelo local deu aos atletas a chance de competir em condições de igualdade com outros atletas.

“Temos um local para treinos que não fica a dever para nenhum de São Paulo, que é o berço da modalidade no país. Antigamente, já chegamos a ficar 15 dias consecutivos sem treinar, mesmo às vésperas de competições, por causa de condições climáticas adversas. Hoje não temos mais esse problema, o que beneficia e muito o desempenho dos atletas”, ressaltou.

O Parque

Desde que foi inaugurado, o Parque Rural tem contribuído para o desenvolvimento de atividades no bairro e seu entorno. O espaço tem quadra para atividades esportivas, aulas de dança e ginástica, além de desenvolver seu potencial com atividades com os cavalos. Além disso, o Parque Rural é o primeiro do Estado do Rio de Janeiro a ter uma área coberta para a realização de eventos oficiais e também conta com espaço para escritórios, um auditório e realização de exposições.

A coordenadora do Parque, Simone Siqueira, destacou a importância do local para a região do Engenho do Mato.

“Além de dar oportunidades de prática esportiva e até de evolução profissional para crianças e jovens, o Parque Rural também está contribuindo para fomentar a economia de toda a região”, ressaltou Simone.

Para entrar no parque, o uso da máscara é obrigatório tanto para adultos quanto crianças. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados pelo responsável. A temperatura será aferida na entrada. O Parque Rural de Niterói fica na Rua São Sebastião s/n – Engenho do Mato. Informações pelo Whatsapp (21) 97273-7399 ou esportes.parqueruralniteroi@gmail.com.

To Top