Educação

Educação de Niterói lança CineDebate com eventos virtuais nesta quarta

Biblioteca popular comemora 16 anos com roda de conversa e leitura com transmissão ao vivo

A Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação de Niterói organizam dois eventos virtuais nesta semana. Na próxima quarta-feira (14), acontece a estreia do CineDebate NuCini, que vai debater o filme “O beijo no asfalto”, dirigido pelo ator Murilo Benício. Já na sexta-feira (16), a Biblioteca Popular Municipal Cora Coralina comemora 16 anos em uma live com a participação de Maria Felisberta Trindade, Professora Emérita da Universidade Federal Fluminense (UFF) e ex-secretária de Educação de Niterói. As transmissões serão realizadas pelo Facebook Educação Niterói.

 

A estreia do CineDebate terá como tema a obra do escritor Nelson Rodrigues, com a versão mais nova de “O beijo no asfalto”, na próxima quarta-feira, às 18h. A obra será exibida, em parceria com a distribuidora ArtHouse, um dia antes do debate, a partir de 18h do dia 13, no canal do NuCini no YouTube, e ficará disponível por 24 horas, no link: https://bit.ly/3hmamcj. Será exibido ainda no debate um vídeo gravado por Lázaro Ramos, um dos atores do filme.

O evento é organizado pelo Núcleo de Cinema e Educação de Niterói/Núcleo de Cineclubes de Niterói (NuCiNi), vinculado à Subsecretaria de Projetos Transversais, Cooperação e Articulação Institucional. Os convidados para o debate são Tânia Bastos, professora e bibliotecária da rede municipal e Mário Jorge de Paiva, Doutor em Ciências Sociais na PUC-RIO. A mediação será do cineasta e jornalista Miguel Vasconcellos, coordenador do NuCiNi.

Já a comemoração dos 16 anos de criação da Biblioteca Popular Municipal Cora Coralina contará com uma roda de conversa e leitura, na sexta-feira (16), às 18h, com recordações dos principais eventos do espaço. A professora Emérita da UFF e ex-secretária de Educação de Niterói, Maria Felisberta Trindade, participará do encontro ao lado de Penha Maria Machado Diegues, criadora da Primeira Biblioteca do Professor na FME e primeira diretora da BPM Cora Coralina.

Também fará parte do evento a bibliotecária e coordenadora técnica do Sistema de Bibliotecas Populares de Niterói, Maria Lúcia Gonçalves. A mediação será de Tania Basto, professora, bibliotecária e coordenadora da BPM Cora Coralina.

A transmissão será realizada pelo Facebook da Secretaria Municipal de Educação (www.facebook.com/educacaonit).

To Top