Política

Câmara Municipal de Niterói homenageia Carlos Lupi e Ciro Gomes

Em sessão solene realizada na noite desta segunda-feira (12) no plenário da Câmara Municipal de Niterói, o pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes recebeu a medalha José Clemente Pereira, e o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, o título de cidadão niteroiense. A iniciativa de conceder as honrarias foi do vereador Binho Guimarães, que presidiu a sessão.

Fotos: Sergio Bonelli

 

O evento reuniu o prefeito Axel Grael e o pré-candidato ao Governo do Estado do Rio de Janeiro e ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves. Lideranças pedetistas também estiveram presentes, como o deputado federal Chico D’Angelo e a deputada estadual Delegada Martha Rocha. O deputado federal Paulo Ramos também estava presente.

Ciro Gomes destacou a importância de mudar o país. “Sob qualquer argumento, o Brasil hoje vive o pior momento da sua história. Mas vamos superar a estagnação econômica com crescimento e distribuição de riqueza. O que promove uma nação é o trabalho decente, bem remunerado, com investimento em tecnologia e combate à concentração de renda, pois 50% do PIB estão nas mãos de 1% da população”.

Rodrigo Neves afirmou que é preciso resgatar a economia do Rio de Janeiro, que nas últimas décadas perdeu participação no PIB, fechou milhares de postos de trabalho e mergulhou em uma profunda crise de segurança, ética e política. “Niterói é a única cidade da Região Metropolitana que não tem milícia dominando o território como tem na Baixada Fluminense e em São Gonçalo. Precisamos tirar esse câncer, que inclusive dominou uma parcela importante da República. Mas o Rio tem solução, com trabalho, dedicação e seriedade, assim como governamos Niterói”, disse. Rodrigo que também falou sobre a situação de São Gonçalo, “São Gonçalo que já foi considerada a “Manchester Fluminense”, berço industrial, também precisa ter essas atividades retomadas. Foi um dos mais importantes parques industriais do Estado, que se deteriorou, nós vamos resgatar São Gonçalo.”, ressaltou. O pré-candidato ao Governo do Estado também ressaltou a importância do programa Médico de Família e do seu compromisso com o resgate dos CIEPs em todo o Estado.

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, bastante emocionado com a homenagem, lembrou de quando fez seus estudos no município. “Niterói está marcada em minha modesta vida. Eu estudei aqui no Centro Educacional de Niterói, quase aqui em frente à Câmara. Aquele foi um compromisso que eu fiz com a minha mãe, e era tudo na minha vida. Eu vi o sacrifício que a minha mãe fez para estudar e isso para mim foi um ensinamento. E hoje sou cidadão da cidade onde me formei.”, afirmou Lupi.

Fotos: Sergio Bonelli | Carlos Lupi recebendo das mãos do Vereador Binho o título de Cidadão Niteroiense.

Para o prefeito Axel Grael, no meio de uma crise política, econômica, sanitária, de emprego, de credibilidade, o Brasil e o Rio de Janeiro ainda são obrigados a conviver com o descrédito. “Diante de tudo isso, a gente se vê aqui na frente de dois nomes que trazem esperança, pela capacidade de trabalho, gestão e liderança”.

O vereador Binho Guimarães, defensor da educação, falou sobre a necessidade de discutir o papel que a escola tem e terá nos próximos anos. “Não há um caminho que não seja pela educação. Darcy Ribeiro lamentavelmente estava certo ao afirmar que se não investíssemos em educação teríamos que investir em presídios. Não podemos deixar de falar em um projeto de país sem abordar a ciência e a tecnologia, não podemos deixar de defender as universidades, é dever de nós cidadãos niteroienses defender a UFF.”, afirmou.

To Top