Educação

Educação comemora Dia Municipal da Inclusão Digital em Niterói

Em comemoração ao Dia Municipal da Inclusão Digital, celebrado em 25 de junho no município de Niterói, a Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação organizaram uma programação com webinários e oficinas virtuais para os profissionais da rede municipal nos dias 30 de junho e 1º de julho. A Semana Municipal de Inclusão Digital de Niterói tem como tema os “Desafios da Inclusão Digital e Cibercultural na Pandemia”.

A programação inclui palestras sobre “Sala de aula interativa presencial e online”, com o professor Dr. Marco Silva, autor do livro “Sala de aula interativa”, e sobre “Inclusão digital e práticas educacionais na cibercultura”, com a professora Dra. Edméa Santos. A professora da rede, Evelyn Crespo, fará uma oficina experimental sobre sua experiência com jogos no estilo “Escape Room”. Além disso, professores da rede poderão se inscrever para relatar suas experiências no ensino remoto e híbrido em tempos de pandemia.

 

O secretário de Educação, Vinicius Wu, enfatizou que a tecnologia se tornou ainda mais útil ao processo de ensino-aprendizado no cenário pandêmico. Ele ressaltou ainda que os profissionais da rede realizaram um trabalho brilhante ao longo do ano passado e, por isso, será importante a participação deles no evento. “Desde o início do ano estamos trabalhando para assegurar que a comunidade escolar tenha melhor acesso à conectividade. Inauguramos o Laboratório de Mídias Educacionais para apoio aos profissionais, estamos adquirindo tablets para os alunos e dados patrocinados para professores e alunos utilizarem a Plataforma Niterói em Rede. Além disso, já disponibilizamos o auxílio para que os professores comprem computadores, notebook, tablets ou celulares para apoiar os profissionais no trabalho remoto ou híbrido”, declarou o secretário.

O Dia Municipal da Inclusão Digital é celebrado no dia 25 de junho e foi instituído em Niterói através da Lei Nº 2462/2007. A comemoração deste dia tem como objetivo fortalecer o acesso ao computador e à internet e o domínio desses recursos a todos, como uma forma de acesso ao mundo globalizado. A Semana Municipal de Inclusão Digital de Niterói é uma iniciativa da Assessoria de Desenvolvimento da Educação, por meio da Coordenação de Educação, Mídias e Tecnologias Digitais.

“Discutir e refletir sobre práticas de inclusão digital e cibercultural neste momento de ensino remoto/híbrido é fundamental para projetar novas práticas educacionais. Este ano, trazemos aos profissionais da educação ambiências formativas com palestrantes que são referência nesta área e que irão trazer reflexões importantes sobre interatividade na educação e práticas educacionais próprias da cibercultura. Se debruçar sobre a cultura contemporânea mediada pelo digital em rede é uma oportunidade de ressignificar o fazer pedagógico deste tempo”, explica Carla Sena, coordenadora de Educação, Mídias e Tecnologias Digitais.

O evento será transmitido no canal de Youtube do Portal Educacional – SME Niterói. Os interessados em participar podem se inscrever por meio do link http://bit.ly/Semana-Inclusão-Digital-2021. Haverá certificação para os participantes que apresentarem relatos de experiência.

Programação:

30 de junho – Webinário: Sala de aula interativa presencial e online (9h30)
Presença do professor Dr. Marco Silva, sociólogo (UFRJ), doutor em Educação (USP) e professor da UERJ. Marco é o autor do livro “Sala de aula interativa”.

30 de junho – Webinário: Inclusão digital e práticas educacionais na cibercultura (14h30)
Presença da professora Dra. Edméa Santos, professora titular-livre do Instituto de Educação e do PPGEDUC da UFRRJ, líder do GPDOC – Grupo de Pesquisa e Docência e Cibercultura e coordenadora do GT16 da Anped. Além disso, Edméa é membro da ABCIBER, do Observatório Formacce/UFBA e do Lab de Imagem da UERJ.

01 de julho – Oficina Experimental: Escape Room (9h30)
Presença da professora Evelyn Crespo, professora do 5° ano e de robótica educacional na E.M. João Brazil. Formada em Letras, com pós-graduação em gestão escolar. Orientadora de equipes campeãs da OBR e do TJR.01 de julho – Relatos de Experiências: Práticas docentes em ensino remoto e híbrido em tempos de pandemia

To Top