Gastronomia

Sabores juninos em alta na cidade de Niterói

Sabores juninos em alta na cidade de Niterói

Se não tem a festa junina de Itaipu e não dá para participar das esperadas quermesses de bairro, tão pouco ir à tradicional festa junina de Niterói “Até o Sol Arraiá”, em tempos de pandemia, a opção mesmo é matar a saudade dessa época tão gostosa pela boca.

E quem traz as dicas de hoje são duas niteroienses apaixonadas por festas junina. Roberta Lima, nutricionista formada pela UFF, sugere que para o cardápio ficar mais saudável uma alternativa é dar preferência a alguns dos pratos típicos. Que tal preparar em casa um milho-verde, um churrasquinho de frango e uma porção de pipoca? É possível também dar preferência a preparações que não levem farinha de trigo, assim como o bolo de aipim e o de fubá. Se você está pensando em economizar umas calorias, que tal um caldo verde que substitua a batata pela couve-flor?

Fotos: @leolohmann (Leonardo Lohmann)

Paola Lohmann, niteroiense e que carrega uma grande bagagem de preservação da cultura das festas juninas na cidade e adjacências, relembra que o sentido histórico é agradecer o ano que passou e fazer com que o próximo ano traga bons frutos… Assim eram com as antigas colheitas da roça… Por que não aproveitar a família em casa para criar o jogo das argolas, das latas e a tradicional pescaria? “É necessário continuar resguardando todos os protocolos sanitários vigentes para combate à Covid-19”, reforça Paola.

E você, como vai aproveitar o dia de São João e dos demais santos juninos? Corre, que com criatividade, ainda dá tempo de preparar algo especial, com segurança e garantindo a saúde todos!