Política

PDT homenageia Brizola e indica Rodrigo Neves para disputa ao governo do RJ

Representantes do PDT promoveram, em São Borja (RS), homenagens a Leonel Brizola nesta segunda-feira (21), data que marca os 17 anos de falecimento do fundador e presidente de honra da sigla. Carlos Lupi, presidente nacional do partido, citou o legado brizolista como inspiração para as disputas dos governos do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

No berço do trabalhismo, os pedetistas também exaltaram os ex-presidentes da República Getúlio Vargas e João Goulart (Jango), que são conterrâneos e estão enterrados no município. Entre os presentes, o ex-prefeito de Niterói (RJ), Rodrigo Neves, o presidente estadual da sigla, Ciro Simoni, os deputados federais Pompeo de Mattos e Afonso Motta, a deputada estadual Juliana Brizola e o coordenador de Trabalho e Renda de Niterói e ex-deputado federal Brizola Neto.

Foto: Divulgação PDT Nacional

Perante o jazigo de Brizola, Lupi promoveu um tributo emocionado para “reverenciar a história do herói da pátria brasileira”. “Nosso coração está junto do ‘velho Briza’ onde ele estiver. Pela saudade que ele deixa, força da lembrança que ele traz e ideias que não morrem jamais”, comentou, ao mencionar que, por causa da pandemia, 2020 representou o único ano sem a rotineira visita.

Destacando a importância da pré-candidatura de Rodrigo Neves a governador do Rio de Janeiro, Lupi indicou a articulação para disputar os governos gaúcho e fluminense. “Romildo Bolzan, governador do Rio Grande do Sul, e Rodrigo Neves, governador do Rio de Janeiro, para resgatar a memória, a história, o compromisso popular e o amor profundo ao povo brasileiro”, projetou.

Rodrigo Neves valorizou a integração do PDT e o potencial que as referências brizolistas representarão na disputada do Palácio Guanabara, sede do governo do Rio. “Fazer a memória de Brizola é também, além de honrar sua história, pensar na construção do Rio de Janeiro e do Brasil na perspectiva da soberania, da justiça social e da defesa da democracia”, “São Borja, terra de Getúlio, Jango e fazendo a memória desse grande guerreiro do povo brasileiro, Brizola. Brasileiro que defendeu o Brasil, nosso povo mais humilde. No Rio de Janeiro, construiu uma história extraordinária, o melhor projeto de educação da história do nosso país, os Centros Integrados de Educação Pública”, salientou.

Rodrigo fez um paralelo entre Niterói e o PDT de Brizola e Darcy, e lembrou da importância do investimento em educação em tempo integral “Desde a redemocratização, há trinta anos Niterói tem governos trabalhistas. Talvez não tenha uma cidade com uma continuidade de governos trabalhistas tão expressiva como Niterói. Não é à toa que Niterói tem o maior índice de desenvolvimento humano do Rio de Janeiro. Não é à toa que Niterói é a única cidade da Região Metropolitana do Rio que não tem milícias dominando territórios, porque lá nós temos educação, saúde, proteção social nas áreas mais vulneráveis e não é à toa que Brizola tinha um carinho especial por Niterói. Se os CIEPs no Rio de Janeiro não estivessem sido abandonados, nós não estaríamos perdendo tantos jovens, meninos e meninas para a criminalidade no Estado do Rio de Janeiro.”, disse o ex-prefeito Rodrigo Neves.

Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs)

Os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), popularmente apelidados de Brizolões, foram um projeto educacional de autoria do antropólogo Darcy Ribeiro, implantado no estado do Rio de Janeiro, ao longo dos governos de Leonel Brizola e tinha como objetivo oferecer ensino público de qualidade em período integral aos alunos da rede estadual.

To Top