Economia

Nova Central de Atendimento da Secretaria de Fazenda completa um mês de atendimento presencial agendado em Niterói

Nova Central de Atendimento da Secretaria de Fazenda completa um mês de atendimento presencial agendado em Niterói

A Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) completa, nesta quinta-feira (17), um mês de reabertura ao público com um novo conceito que inclui agendamento prévio, avaliação do serviço e espaço para autoatendimento. De acordo com os dados da instituição, a Central já realizou até o momento 3.254 atendimentos. Destes, 70% foram avaliados e obtiveram a média de avaliação de 4,89 em uma nota que vai até 5 pontos, número que se aproxima do conceito “ótimo”.

“A mudança que fizemos na Central de Atendimento ao Cidadão prioriza a melhoria do serviço presencial integrado aos canais digitais. Esse resultado da avaliação demonstra que estamos no caminho certo para a autonomia do cidadão e até o final de junho vamos disponibilizar mais autosserviços, como a troca de titularidade do IPTU, que o cidadão poderá realizar diretamente pelo nosso site sem recorrer ao envio de e-mail”, disse a secretária de Fazenda de Niterói, Marilia Ortiz.

De acordo com os relatórios de acesso ao Portal de Serviços da Prefeitura de Niterói, os cinco serviços fazendários mais procurados são: agendar atendimento na SMF; obter certidões de IPTU; obter certidões de débitos municipais; alterar cadastro de alvará; e obter alvará de licença para funcionamento. Lançado em abril, o Portal de Serviços disponibiliza informações sobre 274 serviços prestados ao cidadão pela administração municipal, destes 48 são relacionados à Secretaria Municipal de Fazenda.

“Como parte dos esforços de otimização do serviço, está sendo oferecida à equipe de atendimento, ao longo do mês de junho, capacitação em boas práticas de atendimento, como solução de problemas e melhoria da comunicação, assim como treinamento específico da parte tributária. Nosso objetivo é qualificar ainda mais o grupo e oferecer ferramentas para aumentar a satisfação dos cidadãos que buscam a Secretaria de Fazenda”, explicou a diretora do Departamento de Administração Tributária da SMF, Isabella Perez.

“Desde o início do projeto, observamos as melhores práticas de atendimento que estão sendo feitas nos municípios. Nosso objetivo é fortalecer o serviço em todas as suas etapas, garantindo um atendimento humanizado, inovador e com foco total no cidadão”, falou o diretor de Inovações em Serviços, Luiz Otávio Monteiro.

Atualmente 100% dos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Fazenda estão disponíveis de forma eletrônica, por meio do autosserviço ou pelos e-mails institucionais. Para o agendamento do atendimento presencial, o cidadão poderá acessar o Portal de Serviços da Prefeitura de Niterói (https://servicos.niteroi.rj.gov.br) ou acessar diretamente o website da Secretaria Municipal de Fazenda (https://fazenda.niteroi.rj.gov.br/site/agendamento).

As atividades presenciais seguem de segunda a sexta das 9h às 10h exclusivas para pessoas acima de 60 anos e, entre 10h e 13h, é realizado o atendimento aos demais contribuintes, mediante agendamento prévio.

Consulta

A avaliação da Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) também foi um dos itens abordados pela consulta pública, que foi realizada entre fevereiro e março deste ano pela plataforma Colab e contou com o total de 570 participações. O resultado da pesquisa apontou que aproximadamente 68% do total da amostra da sociedade civil já frequentou a central. Do total de visitantes que participaram da consulta, 38,8% avaliam o serviço como “bom”, 27% avaliam o serviço como “regular” e 26,4% avaliam o serviço como “ótimo”, o que mostra uma percepção majoritariamente positiva do atendimento presencial da instituição.