Justiça

MPRJ denuncia por feminicídio triplamente qualificado autor do crime bárbaro que chocou Niterói 

Matheus dos Santos Silva
Matheus dos Santos Silva

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Promotoria de Justiça junto à 3ª Vara Criminal de Niterói – Tribunal do Júri, ofereceu, na última terça-feira (15), denúncia contra Matheus dos Santos da Silva, pelo crime de feminicídio triplamente qualificado. Matheus matou Vitorya Melissa Mota a facadas, no dia 02 de junho, dentro do Plaza Shopping, em Niterói.

Na denúncia, o promotor de Justiça ressalta que o crime foi praticado por motivo torpe, por meio cruel e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. Destaca que o homicídio foi cometido contra a mulher por razões da condição de sexo feminino e menosprezo à condição de mulher.

Descreve a denúncia que o acusado e a vítima conviviam como colegas em um curso técnico de enfermagem, e que Matheus nutria sentimentos íntimos de afeto não correspondidos. Narra que, no dia dos fatos, a vítima se encontrava sentada junto à praça de alimentação do Plaza Shopping, quando o denunciado apareceu e, de pé, iniciou uma conversa com Vitorya. Em determinado momento, quando a vítima tentava se levantar, o acusado a impediu, sacando uma faca de sua mochila e esfaqueando a vítima por diversas vezes nas costas, mãos e tórax, atingindo órgãos vitais.

Ainda de acordo com a denúncia, após cometer o crime, Matheus foi contido e desarmado por populares, tendo a vítima sido encaminhada para pronto socorro médico. Policiais civis compareceram ao shopping, onde apreenderam a faca utilizada no crime, comprada pelo denunciado momentos antes, e conduziram o assassino, já detido pelos seguranças do shopping, à 76ª Delegacia de Polícia. Em sede policial, o denunciado foi autuado em flagrante diante do relato das diversas testemunhas que presenciaram o crime e da filmagem das câmeras de segurança do shopping, atestando a autoria do fato.