Economia

Secretaria de Fazenda de Niterói promove live para discutir fundos de royalties do Brasil

Secretaria de Fazenda de Niterói promove live para discutir fundos de royalties do Brasil

Evento virtual contará com a participação dos prefeitos de Niterói, Axel Grael, de Maricá, Fabiano Horta, e Ilhabela, Toninho Colucci

Os investimentos e aplicações realizados a partir das receitas recebidas de royalties e participações especiais de petróleo serão tema de discussão em live que acontecerá na próxima segunda-feira (14), às 9h30, no canal do Youtube da Secretaria Municipal de Fazenda de Niterói (SMF). O evento “Fundos de Royalties do Brasil” será promovido pela SMF, com apoio da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Jain Family Institute.

O evento, que será mediado pela secretária de Fazenda de Niterói, Marilia Ortiz, e pelo professor de economia da UFF, Fábio Waltenberg, terá a mesa de abertura composta pelos prefeitos de Niterói, Axel Grael, de Maricá, Fabiano Horta, e de Ilhabela (SP), Toninho Colucci. O secretário de Estado da Fazenda do Espírito Santo, Rogelio Pegoretti, representará o governador do ES, Renato Casagrande. Os três municípios e o estado do Espírito Santo possuem atualmente fundos soberanos com receitas oriundas de recursos do petróleo. A mesa de abertura também contará com a presença do reitor da UFF, Antônio Claudio Nóbrega, e da Especialista Líder Fiscal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Cristina Mac Dowell.

O encontro virtual foi proposto durante o processo de elaboração da Política de Investimentos do Fundo de Equalização da Receita de Niterói (FER). Na ocasião, o Departamento de Estudos Fiscais da SMF realizou estudos comparativos com os fundos dos municípios Maricá-RJ (FSM); Ilhabela-SP (FSMI); e do estado do Espírito Santo (FUNSES). A partir dos dados apurados, percebeu-se a ausência de legislação específica para esse tipo de fundo e as diversas possibilidades de gestão dos seus recursos. “A realização deste estudo nos mostrou como seria importante reunir os entes dotados de Fundos Soberanos e discutir as características de cada um. Nosso objetivo é, futuramente, criar um fórum qualificado de discussão sobre a finalidade dos fundos, suas políticas de investimento, composição de carteiras, entre outros assuntos de interesse, na tentativa de mitigar eventuais riscos, superar lacunas e promover boas práticas e experiências de gestão adequadas desses recursos”, explicou a secretária Marilia Ortiz.

Após a abertura, um outro painel reunirá responsáveis técnicos pela gestão de cada Fundo para discutir comparativamente a legislação, os limites das políticas de investimentos, as possibilidades de composição da carteira, entre outros desafios e experiências.