Empreendedorismo

Amigos inauguram casa de carnes em Niterói durante a pandemia e já planejam expansão

Histórias de sucesso durante a pandemia do novo coronavírus inspiram e podem ser o passo que falta para quem quer empreender ou melhorar a gestão dos seus negócios neste momento de incertezas para o mercado. Por isso, o Portal Cidade de Niterói tem selecionado casos de sucesso empresarial da cidade que vão certamente ajudar você empreendedor a ter otimismo em meio à pandemia.

Como amantes do churrasco e diante da necessidade de encontrar uma variedade de carnes de qualidade em Niterói, os amigos Antônio , Diego GreccoJuliene PeixotoHenrique Rocha viram na cidade o lugar ideal para abrirem uma loja com esse conceito, mesmo em plena pandemia.

Após inúmeras conversas a respeito da casa, era latente a necessidade de ter em Niterói um espaço acolhedor e completo, onde fosse possível encontrar todos os itens para um churrasco de qualidade e diferenciados. Mas ainda faltava algo a mais, os sócios queriam passar uma experiência completa para os comensais: foi aí que surgiu a ideia da chef confeiteira Juliene Peixoto, de além das carnes, ter a sobremesa – assim nascia a Sal & Baunilha.

Os quatro sócios viajaram para conhecer casas de carnes que hoje são referência no mercado brasileiro, fizeram cursos para entender toda a cadeia (farm to table), estudos e pesquisas de campo. Só após se sentirem segurosinauguraram em 16 de outubro de 2020, no meio da pandemia, trazendo novas experiências para Niterói, como o Dry Aged, que consiste numa técnica de maturação da carne em um ambiente com controle de temperatura, humidade e ventilação, atingindo então sabores únicos.

“Com a pandemia veio também a recessão do mercado imobiliário com aluguéis mais baixos, por isso conseguimos um local para abrir a loja que fosse do tamanho ideal e confortável para nossa proposta. Além disso, vimos uma demanda para esse nicho que trabalhamos dentro de Niterói, já que todas as outras casas especializadas em carne da cidade, infelizmente, fecharam as portas antes ou durante a pandemia”, afirma Diego Grecco, um dos sócios da Sal & Baunilha.

Durante a inauguração, momento de maior crise social e sanitária da história recente do mundo, todas as ideias precisavam ser muito bem debatidas e testadas, pois qualquer deslize poderia custar o sonho desses quatro amigos. Entretanto, mesmo diante do cenário desfavorável, o atendimento personalizado e íntimo fez com que pudessem fidelizar os clientesNa verdade, sentimos que a loja nos trouxe inúmeros amigos provenientes, justamente, desse atendimento informal (mas com entendimento) e íntimo”, reforça Grecco.

Logo veio a segunda onda e o fechamento do comércio, impossibilitando alguns projetos mais maduros, mas não impediu de fazerem melhorias para adequar a loja às solicitações dos clientes. “Inauguramos nossa parrilla carvão, uma das demandas mais importantes dos clientes.” conta.

As oportunidades sempre apareceram quando menos esperamos, conosco não foi diferente, apareceu então o convite da cervejaria Malteca, nossa parceira, e que também começou a operar na pandemia, para juntos abrirmos um bar aliando cerveja e churrasco, ainda em 2021, na Otávio Kelly, conta Grecco.

Hoje o quarteto está dia após dia se aprimorando e pesquisando novidades para próxima loja. A segunda loja, que tem previsão de abertura em meados de junho, opera toda parte de cozinha, com foco na parrilla e terá mais uma novidade em Niteróio American BBQ – técnica de preparo low and slow, agregando sabor de defumação e suculência. Terá uma pegada simples, sofisticada e com um leve toque de humor.

Para quem quiser conhecer mais de perto a casa de carnes Sal & Baunilha, basta seguir o Instagram da loja @salebaunilha.

To Top