Esportes

Niterói investe em projeto social de aulas de circo na Praia de Icaraí

Niterói investe em projeto social de aulas de circo na Praia de Icaraí

O aprendizado da milenar arte circense, está ganhando espaço, palco e picadeiro em Niterói para alunos de baixa renda ou que estejam cursando o Ensino Fundamental, Médio ou Superior em escolas públicas. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Niterói firmou uma parceria com o Projeto Pendurados idealizado por, professora de circo, formada pela Picadeiro Circo Escola SP, para destinar 20% das vagas para esse público.

O Projeto Pendurados tem a proposta de ensinar, preservar e ampliar a produção da arte circense através do ensino regular e sistêmico dos saberes próprios dessa linguagem artística. As cotas sociais, são direcionadas ainda para o aluno que tem renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário.

As aulas acontecem na Praia de Icaraí, em frente a Rua Pereira da Silva, de segunda-feira à sábado, das 6h15 às 07h45. Nas segundas, quartas e sextas-feira são ministradas aulas também à noite, das 19h às 20h30. As Inscrições podem ser feitas pelo Instagram do projeto: @penduradoscirco ou pelo telefone (21) 98265-0645.

“Fomentar a realização de ações estratégicas que impulsionem a criança ou o jovem é instrumento fundamental. O esporte é a ferramenta de transformação social. Todo o trabalho desenvolvido tem como finalidade agregar cada vez mais o atendimento social. Ampliar a base técnica para que a nossa cidade consiga chegar a um número expressivo de atletas, adultos, crianças e praticantes de atividades físicas”, frisou o secretário municipal de esporte e lazer, Luiz Carlos Gallo.

A secretaria explica que o projeto é uma escola ao ar livre, com estrutura montada por profissionais da área, visando toda a segurança para a prática da modalidade, na Praia de Icaraí.

“O projeto foi a salvação da vida da minha neta Maria Eduarda Gadelha. Assim que iniciou as aulas do projeto Pendurados/SMEL, aulas de circo, onde parte é destinada a cota social para alunos de rede pública, minha neta superou a depressão, fato que ocorreu com a perda traumática da sua mãe. Hoje, ela tem uma vida mais regrada através do exercício, se alimenta melhor, que por consequência perdeu alguns quilos, fazendo recuperar sua auto estima”, ressaltou Criselda Lima Rocha avó da aluna da cota social.

Segundo a professora Juliana Berti, a filosofia do Projeto Pendurados é contribuir para a formação humana e com o exercício da cidadania, criando um espaço de promoção e valorização da cultura, em particular da cultura circense, aberto à reflexão e à experimentação em articulação com profissionais. “O objetivo é desenvolver e apoiar atividades ligadas à criação de números, espetáculos e aparelhos circenses” explica Juliana Berti.