Política

Vereadora Benny Briolly, de Niterói, deixa o país após receber ameaças

Vereadora Benny Briolly, de Niterói, deixa o país após receber ameaças

A vereadora de Niterói, Benny Briolly (PSOL), primeira parlamentar trans eleita na cidade, anunciou nesta quinta-feira(13), que precisou sair do país para se proteger devido a “ameaças a sua integridade física”. A vereadora segue acompanhando as sessões plenárias, que já ocorrem de forma virtual por causa da pandemia. O PSOL Niterói divulgou uma nota sobre o caso, confira na íntegra:

“É com pesar comunicamos que a nossa companheira vereadora Benny Briolly teve que sair do Brasil para proteger sua integridade física. Mesmo fora, ela seguirá acompanhando as sessões plenárias da Câmara de forma virtual.

Há cinco meses nossa companheira vem enfrentando diversas ameaças e ofensas, tanto nas redes sociais como presencialmente. Foram comunicadas várias instâncias do Estado brasileiro sobre a grave situação e esperamos que medidas sejam tomadas.

Vivemos um momento em que a política de ódio tem se expressado de forma contundente e são direcionadas em especial a mulheres, pessoas negras, indígenas, da comunidade LGBTQIA+ e defensoras de direitos humanos e da natureza. Lutaremos para que o Estado garanta a integridade de nossa companheira, assim como sua atuação parlamentar. É o mínimo que se espera numa democracia e por ela lutamos.

Venceremos esse momento tenebroso e continuaremos semeando a esperança de dias melhores.”