Notícias

Habitação promove trabalho técnico social em moradias populares em Niterói

Habitação promove trabalho técnico social em moradias populares em Niterói

Projeto Da Porta para Dentro traz assessoria gratuita de designer de interiores para melhorias internas nas unidades

A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária realizou, nesta quinta-feira (13), uma visita ao Condomínio Vivendas do Fonseca. Além de conhecer o empreendimento e a horta construída pelos moradores, no encontro foi realizada uma palestra social e lançado o projeto Da Porta para Dentro, que vai auxiliar a organização interna das unidades. O trabalho é uma parceria com as secretarias de Acessibilidade e do Idoso, com atividade voltada para as pessoas com deficiência junto aos moradores para mais atuações de suporte ao condomínio.

O Condomínio Vivendas do Fonseca, empreendimento atendido pelo programa Minha Casa Minha Vida (atual Casa Verde e Amarela), é um dos programas habitacionais do município que recebem o Trabalho Técnico Social, que envolve diversas atividades e oficinas com os moradores. Dentre as atividades, já foi implantada no local uma horta comunitária em uma área comum do condomínio, onde os próprios moradores cultivam e os produtos colhidos são distribuídos entre eles.

Fotos: Douglas Macedo

O Secretário de Habitação, Beto da Pipa, explica que esse é um projeto com uma escuta direta aos moradores. “A visita serve para acompanharmos as atividades e fazer uma escuta com os moradores para saber se o trabalho está atendendo às expectativas deles. Além disso, vamos implementar, em nosso projeto de assistência técnica, uma consultoria de design de interiores. Teremos uma palestra para explicar o que é o design de interiores e dar andamento com os moradores que tiverem interesse em se inscrever para a consultoria. Vamos usar o Vivendas como projeto piloto nesta questão do design e que poderá ser aplicado em outros empreendimentos coordenados pela secretaria”, explica o secretário.

O Projeto Da Porta Para Dentro será lançado como parte da atuação dos programas de habitação desenvolvidos pela Prefeitura de Niterói. O projeto foca nos espaços internos das habitações e vai contar com uma palestra da Designer de Interiores Cláudia Estefânia Ferrari que vai explicar o que é o design de interiores e como ele pode beneficiar a vida das pessoas. “O novo projeto amplia a atuação dos programas de habitação focando no interior das habitações. O objetivo é auxiliar a organização interna das unidades entregues, visando promover o aumento da qualidade de vida, autoestima e sentimento de pertencimento do morador com o lar”, ressaltou a designer. Ao final da palestra, os moradores poderão se inscrever para receber uma consultoria individual para pensar em novas ideias e soluções acessíveis para sua casa.

Com a atuação de assistentes sociais e designers de interiores, o projeto disponibiliza consultorias individuais gratuitas para auxiliar os moradores no planejamento e na reorganização dos espaços internos de suas residências, abordando conceitos técnicos do design, como: disposição dos móveis, iluminação, aproveitamento da luz e ventilação natural, cores, estética, segurança e acessibilidade. “Juntos, designers e moradores, analisam o espaço e desenham soluções práticas, personalizadas e acessíveis, buscando uma casa mais eficiente que atenda as necessidades funcionais e emocionais dos moradores”, explicou Cláudia.

Neste encontro, a Secretaria de Acessibilidade fará uma espécie de vistoria no local para verificar as adequações do condomínio em relação ao Projeto de Acessibilidade e a Secretaria do Idoso, na sequência da assessoria técnica, poderão pensar a possibilidade de ações que possam ser aplicadas no empreendimento.

Fotos: Douglas Macedo