Empreendedorismo

Empresária de Niterói conta como superou a pandemia: "nos momentos de crise temos oportunidade de crescer"

Empresária de Niterói conta como superou a pandemia: "nos momentos de crise temos oportunidade de crescer"

Histórias de sucesso durante a pandemia do novo coronavírus inspiram e podem ser o passo que falta para quem quer empreender ou melhorar a gestão dos seus negócios neste momento de incertezas para o mercado. Por isso, o Portal Cidade de Niterói tem selecionado casos de sucesso empresarial da cidade que vão certamente ajudar você empreendedor a ter otimismo em meio à pandemia.

Uma história inspiradora, é o caso da empresária Flávia Vasconcelos, que há aproximadamente 7 anos montou uma loja de semijoias no 9° andar do Edifício Tiffany na Moreira César, em Icaraí. Flávia conta que após lançar a loja ficou durante 4 anos solidificando sua marca e construindo parcerias. Nesse período, dia após dia, a empresária foi crescendo, aumentando suas bases e solidificando a credibilidade junto à clientela que crescia a cada mês.

Após esse período a empreendedora resolveu arriscar mais. Flávia passou da sala comercial no 9º andar do Tiffany para uma loja no térreo do mesmo edifício. Esse foi um momento de muito investimento e crescimento e ao mesmo tempo de muita responsabilidade e riscos. Porém o risco foi vencido e a loja prosperou, ampliando a clientela e mantendo o padrão reconhecido na Moreira.

Divulgação – Flávia Vasconcelos

Chegou o início de 2020, em meio à pesquisas, coleções, curadorias, sonhos e muitas expectativas, e a empresária se deparou com a chegada da pandemia. Todos em casa, comércio fechado, vidas, “foi como se as luzes apagassem e eu me visse dentro de um labirinto. O que fazer? Contas, boletos, folhas de pagamentos, enfim… O que fazer? Dias… semanas… lembrei das palavras do meu avô: — São nos momentos de crise que temos a oportunidade de crescer.” relata Flávia, emocionada, que ainda completou, “ou sento e reclamo, ou vou à luta em busca de saídas.”

A empreendedora de Niterói preferiu olhar pra frente, buscar saídas, “fui para dentro da minha loja, olhei em volta e vi peças lindas! Me emocionei lembrando minha trajetória até aquele momento, não tinha sido nada fácil chegar até ali. Meu trabalho vai muito além das peças, trabalho com autoestima, alegria, empoderamento. Busquei dentro de mim minha fé, minha força. Me abri para aquele novo, como nos primeiros passos. Me arrisquei e busquei outros caminhos.”

A partir dessa decisão de entender o momento e seguir em frente sem desanimar, a loja tomou um rumo virtual naquele momento, passando a fortalecer mais e mais as vendas através das redes sociais, com toda a equipe da empresa e parceiros. Foi um momento de superação, mas a empresa conseguiu se manter viva e atuante no mercado através da internet com as vendas online. “Fui para as redes sociais, me reinventando a cada dia. Olho para trás e percebo que tudo foi possível porque tenho uma equipe maravilhosa e grandes parceiros. Quando falo em parcerias, falo dos meus fornecedores mas também de cada cliente que tenho. Ninguém é nada sozinho. A superação e o sucesso são resultados de coragem, perseverança, resiliência, foco e fé. Ficar olhando para os outros e reclamando não muda sua vida. Sabedoria é ter coragem de transformar, de achar saídas e seguir em frente se adaptando ao novo.”

Apesar da clientela desse ramo muita das vezes preferir em sua maioria comprar fisicamente, na loja, tendo contato com as peças, a empresa conseguiu se solidificar no mercado digital e hoje além da loja física que já reabriu, durante a pandemia teve a oportunidade de abrir uma nova frente de vendas, a virtual, que como diz a empresária, esse mercado veio para ficar, “sei que esse novo jeito de empreender através das redes sociais veio para ficar. São ferramentas importantíssimas que nos permite chegar a muitos lugares. O caminho não é único, são muitos. É preciso experimentar, buscar o seu.” concluiu Flávia Vasconcelos.