Cidade

Bandeira vermelha em Niterói

A 24ª edição do Mapa de Risco da Covid-19 mostra que a situação da pandemia se encontra em risco muito alto (roxo) no Estado do Rio de Janeiro. As regiões Litorânea, Centro Sul, Médio Paraíba, Metropolitana I e Norte estão classificadas com risco muito alto (bandeira roxa); Niterói, que fica na região Metropolitana II, juntamente com as regiões Serrana, Noroeste e Baía de Ilha Grande estão classificadas com risco alto (bandeira vermelha), conforme mapa de risco da Covid-19. A análise compara a semana epidemiológica 11 (de 14 a 20 de março) com a 09 (de 28 de fevereiro a 06 março) de 2021. Cada bandeira representa um nível de risco: roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

24ª atualização | Mapa de risco da Covid-19 do Estado do Rio de Janeiro

Segundo informou a Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (SES) na comparação do período analisado, o Rio de Janeiro apresentou um aumento no número de óbitos (29%) e também de casos de internações por síndrome respiratória aguda grave (26%). Também segundo a (SES) as taxas de ocupação de leitos do estado, na última sexta-feira (02), estavam em 90% para UTI, e em 80,7% para enfermaria. Os resultados dos indicadores auxiliam na tomada de decisão dos gestores públicos, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada região.

A nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde prevê as seguintes recomendações para os municípios que se encontram com a sinalização de risco alto – sinalização de bandeira vermelha:

  • Medidas de Distanciamento Social;
  • Suspensão de atividades econômicas não essenciais definidas pelo território, avaliando cada uma delas;
  • Definição de horários diferenciados nos setores econômicos para reduzir aglomeração nos sistemas de transporte público.

Confira a nota técnica da SES abaixo e o Painel de Indicadores:

Nota Técnica SIEVS/CIV Nº 17/2021

Painel de Indicadores – 24ª atualização

To Top