Geral

Bombeiros socorrem criança com panela de pressão presa na cabeça

“Mamãe, prendeu!”

Foi assim que a dona de casa Jéssica da Silva descobriu que o filho de 3 anos tinha se envolvido num pequeno acidente doméstico. Nathan Rodrigues brincava na cozinha de casa, na Penha, na Zona Norte do Rio, e acabou com cabeça presa numa panela de pressão. O socorro veio com a ajuda do Corpo de Bombeiros. Sem ferimentos nem sustos, o incidente rendeu algumas risadas e o apelido de Menino Maluquinho com as fotos que viralizaram nas redes.

 

A história de Nathan é uma daquelas que a gente respira aliviado com o final feliz. Mas acidentes assim são muito comuns com crianças, principalmente com a garotada passando mais tempo dentro de casa durante a pandemia.

“Tentamos tirar com sabonete e xampu, mas não saiu. Então fomos buscar ajuda no quartel. O bombeiro, conversando e brincando com meu filho, conseguiu puxar a panela cuidadosamente” relembra a mãe.

O subcomandante do Corpo de Bombeiros da Penha, major Luciano Faulha, responsável pelo atendimento do Nathan, teve sensibilidade e técnica para retirar o inusitado chapéu do menino. Mas ele faz um alerta: “Dentro de casa, as crianças não podem ficar sozinhas em nenhum ambiente. Casos como esse podem ser sérios, há risco de mexer no fogão e uma panela quente cair por cima.”

Segundo a Organização Mundial da Saúde, os acidentes domésticos figuram entre as principais causas de mortes na infância, além de ser a origem de invalidez em crianças. No entanto, muitas tragédias podem ser evitadas com medidas simples e atenção dos responsáveis.

Dez dicas para evitar acidentes domésticos

O Corpo de Bombeiros traz dez dicas importantes para reduzir o risco de acidentes com crianças em residências.

– Nunca deixe o seu filho sozinho em banheiras, bidês ou bacias. Evite risco de afogamentos. Cuidado também com poços e cisternas.

– Observe a temperatura da água antes de colocar a criança na banheira ou no chuveiro.

– Medicamentos e produtos químicos ou de limpeza devem ser mantidos fora da visão e do alcance dos pequenos. Em caso de ingestão acidental, procure ajuda médica imediatamente.

– Sacos plásticos, fios de telefone soltos, almofadas e travesseiros podem asfixiar ou estrangular.

– Não deixei o seu bebê mamando sozinho na cama ou no berço.

– Mantenha facas e objetos cortantes longe do alcance de crianças.

– Prefira o álcool em gel, que tem menor poder de combustão (explosão) que o líquido. Acidentes envolvendo queimaduras podem deixar sequelas permanentes.

– Algumas plantas podem ser tóxicas. Evite tê-las em casa. Informe-se quando for comprar plantinhas para sua casa.

– Instale protetores em todas as tomadas.

– Vire sempre os cabos das panelas para o interior do fogão.

To Top