Geral

Mutirão de conciliação com instituições de ensino e alunos começa nesta segunda

O Procon Estadual do Rio de Janeiro realizará, desta segunda (dia 22) até sexta-feira (26), um mutirão virtual de conciliação entre alunos e instituições de ensino privadas. Em função da pandemia, a demanda na autarquia em relação a este segmento teve um aumento de 79% em 2020, se comparado ao ano anterior. Todas as instituições que tiverem alunos querendo conciliar foram convidadas a participar. Aqueles alunos ou responsáveis que desejarem participar podem se cadastrar pelo link: https://forms.gle/2J9BkoyL8M1v7Uf99.
Quase a metade dos consumidores inscritos no mutirão (48,9%) não se encontra mais matriculada nas escolas ou universidades. Mais de 90% dos inscritos até o momento querem negociar dívida, apesar de ser possível aderir ao mutirão para outros propósitos, como por exemplo resolver pendências de documentos. Cerca de 70% das pessoas tentaram negociar anteriormente com as instituições e não tiveram êxito.
Grandes universidades e escolas já confirmaram a participação. O presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, reforça que houve um aumento no percentual da evasão escolar, inadimplência e desistência em relação a 2019. Por isso, o mutirão é uma oportunidade tanto para alunos e responsáveis quanto para os representantes das instituições de ensino normalizarem essa relação.
O objetivo será solucionar os problemas apresentados pelos consumidores em uma semana especialmente voltada para conciliações que ocorrerão sob a supervisão da equipe de atendimento do Procon-RJ. No entanto, é importante reforçar que, mesmo que a instituição de ensino não tenha confirmado a sua participação no mutirão, o Procon-RJ se tiver reclamação pendente tentará realizar a conciliação.
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top