Cidade

Prefeitura mantém medidas restritivas por mais 10 dias em Niterói

A Prefeitura de Niterói manterá, até pelo menos 21 de março, as medidas restritivas com o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus na cidade. O executivo justifica as medidas informando um aumento de casos e a elevação no indicador síntese de monitoramento da doença.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, enfatizou que o Gabinete de Crise está acompanhando, diariamente, os indicadores de monitoramento de casos de Covid-19 na cidade. “Estamos há um ano neste trabalho de enfrentamento da pandemia. Niterói foi pioneira em várias iniciativas. Fomos a primeira cidade a ter isolamento social, a fazer a sanitização das ruas, a implantar o programa de Renda Básica Temporária para 50 mil famílias. Vamos continuar avaliando as condições da pandemia e temos que olhar para o que está acontecendo no país, cidades como São Paulo, estão com a bandeira vermelha, várias partes do País passando por situação dramática. Niterói não está assim, mas se a gente não tomar as providências necessárias podemos chegar a isso também. Não podemos esperar aumentar o número de óbitos para tomar medidas que são necessárias. Precisamos gerenciar essa crise como estamos fazendo há um ano”, reforçou.

 

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, ressaltou que os números das últimas semanas e últimos dias comprovam o acerto da medida de não esperar chegar no estágio laranja para tomar as medidas de restrição de circulação. Segundo o secretário, na última semana o Hospital Municipal Oceânico de Niterói saiu de 63 internados para 93 internados até a manhã desta quinta-feira (11), um aumento de 30 pessoas em um período de 10 dias, mesmo com o registro de altas médicas. “A gente vinha alertando sobre estas questões nas últimas semanas, e percebemos aumento no nosso indicador síntese que foi para 7,3, depois para 8,8 na quinta-feira passada, e chegou a 9,38 devido a novos casos. Em seguida, registrou uma redução chegando a 8,68, mas agora, pela taxa de crescimento de internações que aumentou a velocidade de forma expressiva, retomamos para 9,38. Vamos tomar nossas medidas com base na ciência, nas experiências internacionais e no aprendizado de um ano gerindo a crise de forma intensa e com muita responsabilidade. Desta forma, fica claro que é fundamental manter as medidas restritivas para reduzir o crescimento de casos e controlar as internações. O Brasil está no pior momento da pandemia e não temos indícios de que está passando. Vários estados em colapso e regiões perto de 100 % da taxa de ocupação de leitos. Estamos olhando para o que está acontecendo e precisamos gerenciar a proteção da vida dos niteroienses. Mas a população precisa continuar fazendo a sua parte também”, disse.

Restrições

De acordo com as medidas previstas no decreto publicado na última sexta (05), bares e restaurantes podem ficar abertos até 18h. Música ao vivo não é permitida. Os estabelecimentos comerciais de rua abrem às 10h e fecham às 19h. Shoppings centers abertos de 12h às 22h. O funcionamento dos quiosques das praias está suspenso, assim como a prática de atividades e esportes coletivos. As atividades individuais estão permitidas. A permanência de indivíduos em espaços públicos entre 23h e 5h está proibida. A circulação de pessoas não está restrita, mas não será permitido parar em espaços públicos e gerar aglomerações. Além disso, está recomendado o home office para 50% de funcionários da iniciativa privada e da administração municipal.

 

Foto: Arquivo

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top