Saúde

MPRJ instaura Inquérito Civil para apurar se técnica de enfermagem cometeu improbidade na aplicação de vacina em idoso em Niterói

MPRJ instaura Inquérito Civil para apurar se técnica de enfermagem cometeu improbidade na aplicação de vacina em idoso em Niterói
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde da Região Metropolitana II, instaurou na última sexta-feira (19/02), Inquérito Civil para apurar fatos decorrentes da aplicação irregular de doses da vacina contra a COVID-19 em Niterói. O objetivo é verificar se uma técnica de enfermagem do município cometeu ato de improbidade administrativa ao simular, durante a campanha de vacinação, a aplicação da vacina em um idoso.

Na promoção do Inquérito Civil, destaca a 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde da Região Metropolitana II que chegou ao seu conhecimento que, no posto drive-thru instalado no campus da Universidade Federal Fluminense (UFF), bairro Gragoatá, um idoso foi ao local na companhia de familiares para ser vacinado e, um parente teria filmado a ação e notado que a técnica de enfermagem não aplicou a dose da vacina.

O texto ainda relata que, após o ocorrido, o senhor foi procurado pelas autoridades de saúde do município e devidamente imunizado. O Conselho Regional de Enfermagem do Rio também recebeu a denúncia contra a profissional e abriu procedimento para averiguar se houve conduta irregular. Além disso, a 76ª Delegacia de Polícia instaurou Inquérito Policial para apurar as circunstâncias do ocorrido.

Desta forma, será realizada a análise do vídeo disponível da aplicação da vacina para verificar se há indícios de edição fraudulenta, de fraude no procedimento e a técnica utilizada na aplicação. A técnica de enfermagem também será ouvida para prestar os esclarecimentos relativos à situação.