Cultura

Tecnologia de tour virtual 3D democratiza exposição online

“Poder e Aura”, da artista Cibelle Arcanjo, foi contemplada pelo edital da FAN

De forma sensível e ácida, a artista niteroiense Cibelle Arcanjo reúne, na série de pinturas “Poder e Aura”, uma crítica social à cultura do medo e da violência. Composta por 20 obras – entre pinturas, um desenho e uma instalação, vencedora do Edital Público Municipal 007 de Fomento às Artes pela Fundação de Artes de Niterói (FAN) e Secretaria de Cultura de Niterói, a série tornou-se um projeto de exposição física. Mas a pandemia do coronavírus também afetou a proposta e a artista teve que reinventar a sua mostra.

A exposição “Poder e Aura” estava marcada para acontecer no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, em Icaraí, Zona Sul de Niterói, mas por causa da pandemia, o projeto passou por mudanças, que acabaram beneficiando seu alcance: disponível online em 3D até dezembro de 2021 no site cibellearcanjo.com/podereaura e também pelo endereço do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno no Google Street View.

“Poder e Aura” é uma pesquisa na qual a artista investiga e analisa criticamente o vínculo de imagens contemporâneas dos canais de mídia de massa com a cultura da violência e medo, criando e expressando em obras que utilizam a pintura como linguagem. A exposição traz a oportunidade do público ser transportado para uma visão, ao mesmo tempo, ampla e minuciosa sobre o que nos envolve enquanto uma sociedade. Além de aproximar o público do pensamento crítico e das formas de criação particulares que a artista tem.

“Foi sensacional ver meu projeto contemplado! Antes, seria um combo de mostra das obras, roda de conversa com presença do público e visitas guiadas com agendamento de grupos da área social e da educação, também com a presença da comunidade surda da cidade, que contaria com um intérprete de Libras. Conforme o isolamento social foi crescendo, adaptei para a criação de um site que reúne a mostra exibida, fazendo uso de uma tecnologia de tour virtual 3D, com escaneamento da exposição real (montada fisicamente no espaço”, contou Cibelle, acrescentando que a pesquisa se tornou tão profunda que deu origem ao seu trabalho de conclusão de curso em Pintura na Escola de Belas Artes da UFRJ.

A partir das transformações a exposição ainda ganhou uma websérie chamada “Poder e Aura quadro a quadro”, com vídeos apresentados pela artista, nos quais ela conta sobre a pesquisa e esmiúça detalhes das obras expostas (também com versões legendadas), sendo disponibilizados pelo YouTube e vinculados à página da exposição. Todo o material estará disponível no site cibellearcanjo.com/podereaura. A curadoria da mostra ficou a cargo de Joyce Delfim, formada em História da Arte pela UERJ.

“Muitas das aparições e manifestações no nosso meio social influenciam e moldam comportamentos sociais, individuais e vice-versa. Na maior parte do tempo, isso não é percebido de forma consciente e involuntariamente colaboramos reforçando aquilo que também nos causa medo e insegurança. Meu esforço aqui é o de chamar a atenção e a consciência com pensamentos críticos e olhar mais sensível para as conexões que os comportamentos têm, com seus espelhamentos na produção midiática e também imaginária de todos nós”, finaliza Cibelle.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top