Opinião

UERJ inicia vacinação de idosos contra a Covid-19

UERJ inicia vacinação de idosos contra a Covid-19

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) começou a vacinar contra a Covid-19 os idosos com 99 anos ou mais, nesta segunda-feira (01/02). A imunização acontece no campus Maracanã no esquema drive-thru e vai ocorrer sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, de acordo com as faixas etárias determinadas pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, seguindo o calendário divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. O calendário prevê uma idade por dia, ou seja, nesta terça-feira (02/02), serão vacinados aqueles com 98 anos, e assim o procedimento seguirá nos próximos dias.

A primeira a chegar para se vacinar foi Haymee Lima Figueiredo, de 99 anos. A idosa que está morando na casa da neta temporariamente, completará 100 anos do dia 21 de maio e não escondeu a alegria de ser a imunizada.

– Estou muito feliz, em breve vou poder sair sem máscara, encontrar os familiares e voltar a morar na minha casa – ressaltou.

Neta de Haymme, a professora Sanny Cotta disse que a avó sempre foi muito ativa e estava na expectativa de tomar a vacina.

– Minha avó sempre morou sozinha, mesmo com 99 anos, mas ela levou um tombo e, desde então, ficou com alguma dificuldade de locomoção. Com a pandemia, achei melhor levar ela para morar comigo, até se recuperar totalmente. Agora, com a vacina, ela está com esperança de retomar a vida dela como era antes – explicou.

Para o reitor em exercício da Uerj, Mario Sergio Alves Carneiro, é um orgulho a Uerj poder ajudar no processo de vacinação.

– É uma alegria colocar a Uerj nesse processo de vacinação, prestando esse serviço à população. O reitor Ricardo Lodi já havia determinado que a Uerj se colocasse à disposição e logo depois recebemos a proposta da prefeitura de criar o esquema drive-thru e nós aceitamos na hora. Temos uma área de Saúde muito importante e todos esses profissionais estarão trabalhando para vacinar a nossa população.