Saúde

Voluntários em testes da CoronaVac em Niterói começam a descobrir se tomaram vacina ou placebo

Os mais de 800 profissionais de saúde que participaram da terceira fase de testes da vacina CoronaVac em Niterói estão descobrindo se receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19 ou placebo. A pesquisa foi uma parceria da Prefeitura de Niterói, Instituto Butantan e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) iniciada em agosto. No teste, metade dos voluntários recebe as doses sem efeito e a outra metade, a vacina. Esta comparação é que permite concluir, ao final do estudo, se a vacina protegeu de fato. Essa informação fica em sigilo até que sejam concluídas todas as etapas do estudo. Quem recebeu as doses sem efeito, será vacinado contra a doença.


Todos os voluntários que fizeram parte do estudo passaram por entrevistas, avaliações médicas, e, agora, seguem monitorados. Foi o que aconteceu com o casal de médicos, Raphael de Figueiredo Bastos, de 44 anos, e Marcelle Xavier Bastos, de 39, que atuam na linha de frente do combate à Covid-19. Desde agosto como voluntários da pesquisa, o casal descobriu, na chamada quebra de cegamento, que havia recebido o placebo.

“Estamos há 5 meses nessa saga da pesquisa da vacina. A gente quis participar do estudo, pois temos certeza absoluta que sem vacina não tem saída. Estávamos esperando o tempo todo pelo momento em que a vacina seria aprovada pela Anvisa, o que já aconteceu, e de saber se tomamos, ou não, o imunizante”, destacou o anestesiologista, afirmando que ele e a esposa tiveram Covid-19, com sintomas leves, no caso dele, e moderados, no caso dela.

Depois de serem informados que receberam o placebo, os dois foram reavaliados pelos pesquisadores e receberam a primeira dose da vacina.

“A gente sabe o que isso representa, por isso estou super emocionada. Estamos vivenciando muito sofrimento em nosso dia-dia. Pessoas que até então eram saudáveis morrendo. Agora estou imaginando outras pessoas recebendo a vacina, podendo abraçar quem ama e voltando a ter uma vida normal. Que chegue logo para todos”, declarou Marcelle, que é geriatra.

Pesquisa – Niterói foi a única cidade do estado do Rio de Janeiro, a testar a fase 3 da vacina  CoronaVac, em parceria com o Instituto Butantan e a Fiocruz. O teste, realizado na Policlínica Regional Sérgio Arouca, no Vital Brazil, contou com a participação de centenas de médicos, enfermeiros e demais profissionais da área. O secretário municipal de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, agradeceu aos voluntários e pesquisadores.

“Participar deste projeto foi muito gratificante para o município, que contribuiu para o avanço científico. Desde o início da pandemia, Niterói tomou medidas importantes de combate ao novo coronavírus. Hoje temos uma vacina eficaz e agradeço aos pesquisadores e aos voluntários profissionais da área da saúde que participaram, aceitaram e acreditaram nesta ação”, falou o secretário.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top