Cidades

Grael quer comprar 1,1 milhão de doses do Butantan

Grael quer comprar 1,1 milhão de doses do Butantan

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou nesta quinta-feira (28) que pode negociar diretamente com estados e municípios do Brasil o lote extra de 54 milhões de doses da CoronaVac oferecidos ao Ministério da Saúde. O governo federal ainda não fez uma solicitação formal das doses e outros países também já manifestaram interesse. Após a declaração do Instituto, o prefeito de Niterói Axel Grael, encaminhou ofício ao Butantan no qual reafirma o interesse na compra de 1,1 milhão de doses, nos termos do memorando assinado entre o ex-prefeito Rodrigo Neves e o Instituto paulista, em dezembro, no qual pagaria R$ 57 milhões pelo lote.
Segundo Grael, caso a cidade consiga adquirir as doses, será possível pôr em prática o plano municipal de imunização, que colocava categorias como os profissionais de educação e de segurança pública nos grupos prioritários:

“Estou em contato com o Butantan. Nós fizemos, antes do governo federal sinalizar que compraria todas as vacinas, um protocolo de intenções de compra 1,1 milhão da vacina do instituto. Mas já que o governo federal está nesse impasse para adquirir as vacinas, eu volto a afirmar a intenção de compra para vacinar toda a população de Niterói. O Butantan, com essa indefinição do governo federal, já cogita a possibilidade de exportar as doses. Não podemos perder essas vacinas. A gente tem pressa” Grael ainda complementa, “Desde o início, Niterói está lutando para salvar vidas e agora não vai ser diferente. Precisamos agilizar a vacinação, ter a garantia da chegada das doses para colocar em prática nosso plano de imunização. Queremos proteger nossos idosos. Profissionais da Saúde, Conservação e limpeza urbana, Educação, Transportes e tantas outras categorias têm pressa. A Prefeitura de Niterói tem pressa. Estamos tratando de vidas!”