Cultura

Exposição coletiva chega ao Espaço Cultural Correios Niterói

Depois de passar pelo Centro Cultural Correios RJ com excelente performance de visitação, mesmo na pandemia e em período de recolhimento, a coletiva DE CASA COM ARTE chega ao Espaço Cultural Correios Niterói, no dia 23 de janeiro. Concebido logo no início do isolamento social, quando os seus idealizadores, Carlos Bertão e Alê Teixeira, contraíram o Coronavírus, o projeto foi segmentado em duas fases, tendo como objetivo inicial a realização de quinze leilões beneficentes de obras doadas por 39 artistas visuais. Na primeira, contou com a participação de 21 profissionais, com vendas realizadas pela plataforma Arte na Fonte, através de sete leilões digitais, com três obras cada.  Com o valor arrecadado nessa fase, doado à Central Única das Favelas – CUFA, através do projeto Mães da Favela, foram adquiridas cestas básicas, beneficiando 350 famílias residentes em diversas comunidades carentes do Rio de Janeiro. Já na segunda etapa, mais 24 obras foram doadas e leiloadas pela mesma plataforma, tendo o valor arrecadado sido dividido em partes iguais entre a CUFA e o Retiro dos Artistas.

Em reconhecimento à generosidade dos artistas doadores, Carlos e Alê decidiram produzir uma exposição, desta vez em Niterói, com a participação de 26 dos 39 doadores, com cerca de 60 obras em diferentes mídias (instalações, esculturas, pinturas e colagens). A curadoria ficou a cargo de Carlos Bertão, enquanto Alê Teixeira assinou o design e iluminação expositivos. A produção é da EntreArte Consultoria (@entrearteconsultoria).

 

“A exposição é apresentada como um reconhecimento e agradecimento à paixão e à compaixão de todos os 39 artistas que doaram suas obras para os dois leilões e que se destacaram por sua generosidade e empatia”, explica Alê Teixeira

“Encerramos a primeira etapa já pensando em uma segunda, em 2021, caso o Coronavírus siga afetando a vida dos mais necessitados”, dizCarlos Bertão, que revela ter conseguido um total de R$ 90 mil em arrecadação.

Artistas que participam da exposição:

Bel Magalhães, Bere Bastos, Bruno Big, Cacá Barcellos, Claudia Teruz, Eduardo Scatena, Elimar Matos, Fabiano Fernandes, Iza Valente, Jeremias Ferraz, Liliane Braga, Lucio Volpini, Marcella Madeira, Marcello Rocha, Maria Eugênia Baptista, Mulambö, Myriam Glatt, Patricia Secco, Pietrina Checcacci, Pina Bastos, Ricardo Hachiya, Roberta Cani, Roberto Romero, Rogerio Silva, Selma Jacob, Solange Escosteguy.

Serviço:       

“DE CASA COM ARTE – ARTISTAS DO BEM”

Coletiva reúne cerca de 60 obras de 26 artistas, entre eles Ricardo Hachiya, Pietrina Checcacci, Marcellla Madeira, Roberta Cani, Pina Bastos, Claudia Teruz, entre outros.

Curadoria: Carlos Bertão e Alê Teixeira.

Produção: EntreArte Consultoria (@entrearteconsultoria).

Visitação: de 23 de janeiro a 6 de março de 2021

Espaço Cultural Correios Niterói

Endereço: Avenida Visconde do Rio Branco, 481 – Centro – Niterói.

Funcionamento: de segunda a sexta, das 11h às 18h; sábado, das 13h às 17h (exceto feriados)

Entrada franca

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top