Cidades

Restaurante Popular de Niterói reaberto com adaptações

Restaurante Popular de Niterói reaberto com adaptações

O Restaurante Popular Jorge Amado retoma o funcionamento nesta quarta-feira (05) para servir café-da-manhã e almoço. Os funcionários do restaurante, que é administrado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), passaram por um treinamento com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde para estabelecimento dos protocolos a serem seguidos para evitar a propagação do novo coronavírus. Segundo a nota divulgada pela Prefeitura o restaurante funcionará com 50% da capacidade e com usuários intercalados nas mesas para manter o distanciamento entre eles.

A Secretaria de Assistência Social, Flavia Mariano, explica como as ações vão acontecer. “Tomamos algumas precauções no funcionamento do restaurante, como a intensificação na limpeza. Teremos uma equipe de manutenção para higienizar corrimãos, as áreas do restaurante e os banheiros. Além disso, seguiremos todos os protocolos estabelecidos pela Secretaria de Saúde, como distanciamento entre os usuários, uso de material descartável para servir as refeições e reforço na higienização das mãos e nos sapatos de cada pessoa que entrar no restaurante”, esclareceu a secretária. “Também adotamos como medida uma mudança no fluxo da fila, para que os usuários possam lavar as mãos antes de entrarem para o almoço. Também limitamos o número de pessoas dentro do restaurante”, informou.

Dentre os protocolos, o uso da máscara é indispensável. O equipamento só poderá ser retirado na hora da refeição, já à mesa. Na entrada, haverá um agente de desaglomeração para manter o distanciamento nas filas, aferição de temperatura e orientação dos usuários para higiene das mãos. O serviço de buffet está proibido. No lugar, os funcionários servirão as refeições em material descartável e individual. Quanto ao cardápio, a secretária ressalta que continuarão com a preocupação de investir em vegetais e em uma dieta equilibrada, rica em oxidante e vitamina C, que auxiliam na imunidade.

O restaurante funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, para o café da manhã, e das 11h às 15h, para o almoço. As refeições custam R$ 2, e o desjejum, R$0,50. O restaurante, que é aberto ao público, atrai pessoas de todo o Estado do Rio.