Investimentos

Como proteger o patrimônio constituído com tanto esforço ao longo dos anos? – Por Marcos Paulo Curcio

Como proteger o patrimônio constituído com tanto esforço ao longo dos anos? – Por Marcos Paulo Curcio

COLUNA INVESTIDOR ANTENADO

Com os mercados financeiros globais passando por um teste jamais visto na história moderna, tanto quem gostaria de começar a investir quanto os investidores usuais vivem com um dilema sobre como aproveitar o momento e identificar as oportunidades que possam ser rentáveis e seguras?

Com a taxa SELIC testando sua mínima histórica, os produtos de Renda Fixa tradicionais, tais como Poupança, CDBS e Fundos Indexados aos Títulos Públicos Federais tornam-se opções de investimentos com pouco apelo de rentabilidade.

Por outro lado, com a Bolsa de Valores se recuperando de forma acelerada, a pergunta que fica é: será que esta alta, para acima dos 100 mil pontos, se sustenta no longo prazo? Mesmo com a recessão que estamos vivendo, onde o consumo segue baixo e concentrado em bens essenciais, será que a maioria das empresas listadas na Bolsa estão realmente valendo tanto?

Por isso, antes de o investidor decidir onde deve alocar seus investimentos, todas essas questões devem ser pontuadas. Além disso, é inevitável dizer que a velha máxima de que não devemos colocar todos os ovos em uma mesma cesta, continua sendo válida. Logo, o equilíbrio entre liquidez imediata ainda que com baixas rentabilidades e investimentos a médio e longo prazos mais rentáveis, deve ser a meta.

Dessa forma, sempre indico que o investidor deve procurar um profissional capacitado e com experiência para ajudar neste momento de indefinição por que todos passamos.

Marcos Paulo Curcio é especialista no mercado financeiro, com grande expertise em produtos financeiros. Possui 30 anos de atuação em instituições financeiras e bancos de investimentos, como no Banco Prosper S/A – RJ, sempre focado na gestão da área comercial. É agente autônomo de investimentos autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários desde 2006 e CEO da Multiplx, empresa especializada em cessão de direitos creditórios.