Cidades

Prefeitura de Niterói divulga cronograma de entrega do cartão para MEIs contemplados

Prefeitura de Niterói divulga cronograma de entrega do cartão para MEIs contemplados

A Prefeitura de Niterói divulgou na última quinta-feira (02) o site para consulta do cronograma de entrega dos cartões para o pagamento do auxílio de R$ 500, por três meses, aos Microempreendedores Individuais contemplados que conseguiram se cadastrar para requerer o benefício. Durante a semana questionamos a prefeitura se alguma medida seria anunciada para solucionar o problema daqueles que não conseguiram se cadastrar por não ter alvará na Secretaria de Fazenda. A conta do prefeito no instagram visualizou a nossa pergunta, porém não se pronunciou, a secretária Giovanna Victer entrou em contato conosco e nos informou que na live do dia (31) medidas importantes seriam anunciadas e que responderiam a nossa pergunta. Ao invés da live foi publicado na página oficial da prefeitura no dia (31) um vídeo com o título “Informe diário sobre o novo coronavírus em Niterói!” mas não foi respondida a nossa pergunta. Hoje, sexta-feira (03), a conta oficial da prefeitura de Niterói (@curtoniteroi) nos respondeu com um emoji de coração “❤”.

Leia também: Prefeitura de Niterói e os Microempreendedores Individuais (MEI) “não aptos ao benefício” +

Nossa pergunta com relação aos MEIs de Niterói “não aptos ao benefício”.

A retirada para os contemplados será feita entre os dias 13 e 17 de abril. Para consultar data, horário e local de entrega, basta fazer a consulta no site da Secretaria Municipal de Fazenda (https://fazenda.niteroi.rj.gov.br/site/beneficio-mei-consulta-cronograma-entrega/).

Na mesma página, será possível imprimir a declaração de recebimento do cartão. Ela deve ser preenchida e assinada pelo contemplado, sendo entregue no guichê durante o atendimento. Além da declaração, será preciso levar original e cópia do documento de identidade com foto.

Caso seja preciso, o cartão poderá ser retirado por uma pessoa indicada pelo requerente. Basta levar uma procuração preenchida em nome do habilitado a retirar o cartão acompanhada de original e cópia do documento de identidade com foto do procurador. O modelo pode ser retirado em (https://fazenda.niteroi.rj.gov.br/site/wp-content/uploads/2020/04/Procuracao-MEI.pdf).

No dia da entrega, os cartões ainda não estarão carregados com o valor do benefício. O valor referente ao mês de abril será creditado no dia 24 de abril. Os demais pagamentos serão feitos em 24 de maio e 24 de junho.

O prazo para fazer a inscrição para ter direito ao benefício vai até o dia 7 de abril (terça-feira), através do site da Secretaria Municipal da Fazenda (https://fazenda.niteroi.rj.gov.br/alvara/mei.php), e colocar o seu CNPJ ou o CPF para solicitar o auxílio.

Muitos cidadãos estão reclamando na página oficial da Prefeitura e no nosso Instagram, confira alguns comentários (Não vamos exibir o nome para não expor as pessoas):

“Também não consegui me cadastrar no benefício, pois colocaram exigências injustas. Baita puxão de tapete e muita decepção! Como já disse em outro comentário: @rodrigoneves_rj , não me esquecerei disso.”

“Não consegui, tbm achei injusto na minha opinião deveria ser direito de todos. Ainda gostaria de dizer que para receber o imposto não precisa de inscrição municipal,tenho um pequeno comércio que está fechado e eu só vendo as contas acumulando.”

“O meu deu não apto mesmo atendendo os requisitos”

“Eu não consegui, deu “não apto”.”

“Também não consegui, cumpro certinho todo mês com minhas obrigações, mas pra minha infelicidade também veio esta mensagem. ☹️”

“Com alvará ou não todos pagam impostos !!!! Todos tem direito!!!!!”

“Boa noite! Não consegui e mesmo após entrar em contato com a secretaria de fazenda…como proceder?!”

“Informação de Não Apto, porém pago já faz 9 anos.”

“Apesar de pagar tudo certinho, não consegui, deveria ser direito de todos”

“Não consegui, não tenho inscrição municipal. Mas isso nunca os impediu de receber meu imposto né!… um absurdo essas exigências.”

“@cidadedeniteroi eu também não consegui!”

“Não consegui, veio que não estou apta mas eu pago todo mês a mensalidade do meu MEI e declaro IR dele todos os anos! COVARDIA!”

“Pena que nem todos que têm MEI serão contemplados 😪”

“Sou MEI E NAO CONSIGO ME INSCREVER.POLITICAGEM”

“Os motorista de aplicativos, e os vendedores que não tem alvará com a cidade não tem direito a nada. Aqui em casa ambos temos o mei. E ainda assim nenhum tem direito ao benefício”

“Achei a iniciativa ótima. Mas colocaram tantos impecilhos. Q eu como MEI não tive o direito. Fico triste, por ser prestadora de serviço, eu parada, sem receber. E não sei mais o q fazer. Achei q a prefeitura poderia rever algumas questões de auxílio.”

“também não tenho direito, li que deve ser por causa de alvará… mas se eu presto serviço, vou ter alvará para que? Nunca falaram nada disso.”

“exatamente. Nunca fui obrigada a ter alvará pelos serviços que presto. Agora pra ter benefício tem q ter. Isso é injusto. A #prefeituradeniteroi deveria rever esse auxílio. Tô sem trabalhar, sem renda. Vai chegar uma hora q não saberemos o q fazer.”

“que Deus nos guarde, e ache uma maneira melhor do que não poder trabalhar.”

“Notícia pra inglês ver …
Só se vê microempreendedores aqui na página dizendo que não estão conseguindo.”

“pago ISS (discriminado no DAS)p Município,mesmo assim, não estou apto a receber por não ter inscrição Municipal…”

“Cada 10 pessoas que comentam aqui, 9 não estão conseguindo…
Aí vendem a notícia que ajudaram os microempreendedores de Niterói… Até parece”

“Eu não concegui”

” tbm não consegui! Mei com das em dia e endereço de Niterói.”

E o IPTU como fica???”

“seriedade para poucos. Desculpe. Apoio a prefeitura. Esta fazendo um trabalho excelente. Porém está agindo em certas situações de forma errada e sem preocupação. Apoio a prefeitura, porém ela tbm deve apoiar a gente. #prefeituradeniteroi

“E quem é MEI e não precisou tirar alvará por não ter espaço físico? Vai ter algum auxílio?”

“pq a msg não apta se a pessoa está em dia com o pagamento?”

“Não eu infelizmente tentei várias vezes mais só dar q não estou apto e estou contando desesperadamente com essa ajuda sinceramentd não sei o q fazer”

“TB não consegui”

“Tb não consegui”

“Não consegui pq não tenho inscrição municipal 😓Pago a guia DAS MEI e declaro IR!”

“Eu não consegui, deu não apto”

“Estou ativa e não consegui.”

“Vergonha para nós artesãos e artesãs, não te esqueceremos sr. alcaide, na vida não tem volta, tem troco.”

“Bando de políticos safados!!!!! Sempre enganando o povo !!!!”

“Eles gostam de receber do MEI que está sem Alvará, mas não hora de devolver o que o Mei tem por direito precisa do Alvará. Não dependam das migalhas desses imundos!”

“Nao. Diz que não sou apta. E estou em dia com tudo. Ao não sei até qdo”

“Não consegui e estou em dia com todos os pagamentos”

“Vixi, está parecendo enganação? Não pode. Denunciem ao Ministério Público. Irão rever os critérios.”

“Tbm não consegui… parabéns por desanimar ainda mais a população 👏👏”

“Eu pago o MEI há anos e nunca recebi nenhum comunicado que precisava ter alvará, agora o mundo com a economia parada principalmente nos autônomos não temos como trabalhar e fala que não sou apto ao benefício.
Algum órgão poderia entrar com uma medida para atender todos nós que estamos nessa situação.”

“Não consegui! Sou MEI e vendo biquíni na frente da minha casa, mas quando fui cadastrar apareceu uma mensagem dizendo que meu mei não está apto para receber o benefício.”

“Eu estou acompanhando só pra ver se vou conseguir pelo menos uma vez,de ser assistida por isto”

“Não consegui me cadastrar. Tenho o Mei desde 2018 e está pago em dia.”