Cidades

Marinha atua na desinfecção das Barcas

Marinha atua na desinfecção das Barcas
A Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, deu início, no último dia 26 de março, à desinfecção de lugares de grande circulação de passageiros de transportes públicos na capital fluminense, a fim de evitar a disseminação do coronavírus. A Estação das Barcas, na Praça XV, foi o primeiro local a ser desinfectado, em uma ação que contou com a participação de 49 militares do Corpo de Fuzileiros Navais, treinados em procedimentos de Defesa Nuclear Biológica, Química e Radiológica (NBQR).
De acordo com o Capitão de Fragata (FN) Braga, oficial de Operações do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais de Defesa NBQR, passarão pelo processo de desinfecção todas as barcas que atendem Rio-Niterói, Rio-Paquetá, bem como as estações de Paquetá e Niterói-RJ, rampas de acesso, caixas eletrônicos e outros pontos utilizados pela população. “A principal finalidade da ação é reduzir os riscos de alastramento da contaminação pelo coronavírus, minimizando, assim, os impactos para a sociedade brasileira”, destacou o Comandante Braga.
No âmbito operacional, as embarcações com sistema de ar condicionado estão navegando com as portas abertas, ação que ocorre, conforme aprovação da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro. Com relação à informação e à prevenção, a Concessionária instalou dispensers com álcool gel a 70% nas estações e informa, por meio de locuções, cartazes e vídeos nos terminais, e de um banner no site da empresa, as ações contra a propagação do vírus. Além disso, os colaboradores foram todos treinados pelo Departamento Médico da empresa.