Cidades

Niterói recebe um colorido a mais em sua paisagem

Niterói recebe um colorido a mais em sua paisagem

Ação distribui esculturas de coração gigantes na cidade

De 22 de novembro a 6 de dezembro, Niterói recebe um colorido a mais em sua paisagem. Isso porque a ação inspirada no HeartParede distribui seis obras de arte em formato de coração de 2,5 metros de altura – pintadas por três grafiteiros da região – em alguns pontos icônicos da cidade, como Campo de São Bento, Rua Moreira César e Praia de Icaraí e Estação Arariboia das Barcas, entre outros. A iniciativa é do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN) – o hospital mais bem avaliado entre a população local e preferido pelos médicos da região, segundo a pesquisa IBOPE Inteligência 2019 –, que encontrou na manifestação cultural uma forma de agradecer o carinho dos niteroienses e comemorar os 446 anos da cidade, celebrado no dia 22 de novembro.

Assinadas por Andréa Paula Stelling, Juliana Fervo e Pandro Nobã, artistas locais com identidade marcante e atuantes na cena urbana e em arte de rua, as obras são interativas e possuem um sistema de luz e som que simula a pulsação do coração. Cada instalação conta ainda com um totem explicativo sobre o conceito da campanha e dicas sobre a saúde do coração, que podem ser acessados também através de QR Code, que indica onde estão localizadas as demais esculturas. A campanha continua nas redes sociais, uma vez que a ação estimula a população a interagir com as obras e compartilhá-las usando a hashtag #CHNnoCoracaodeNiteroi.

Segundo a diretora-geral do CHN, dra. Ilza Boeira Fellows, “Para o CHN, as manifestações artísticas e culturais, em seu sentido amplo, fazem parte do equilíbrio para a saúde plena do indivíduo. Essa campanha faz parte da ação social CHN Mais Vida – Nosso Coração Bate Mais Seguro em Niterói, por meio da qual treinamos instituições em técnicas de Suporte Básico à Vida (BLS, sigla em inglês) e instalamos desfibriladores externos automáticos (DEAs). Queremos transformar Niterói em uma cidade segura para o coração”, salienta Ilza.