Cidades

Evento gratuito em Niterói vai abordar questões relativas ao câncer de mama 

Arquivo
Arquivo

Alusiva ao Outubro Rosa, mês da conscientização e prevenção da doença, a jornada contará com circuito de palestras, música, vídeos, lanches, ioga e depoimentos comoventes de mulheres que superaram o câncer de mama

Já estão abertas as inscrições para a 3ª Jornada de Mastologia Pro Onco Mulher, que acontecerá no dia 26 de outubro, na Associação Médica Fluminense (AMF). O evento é gratuito, aberto à população e tem como objetivo disseminar informação de saúde para colaborar com o diagnóstico precoce do câncer de mama, uma vez que sua detecção na fase inicial da doença, em grande parte dos casos, aumenta as possibilidades de tratamento e as chances de cura.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença é a segunda mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil – a primeira é o câncer de pele não melanoma –, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%.

Na programação da jornada, que terá palestras para profissionais de saúde e para o público leigo, serão abordados temas como: métodos de imagem em mastologia; exercícios físicos e câncer; reconstrução da mama; cirurgia oncoplástica; sexo e câncer; testes genéticos: quando indicar? e preservação da fertilidade, entre outros tópicos. A jornada também contará com oficinas de ioga, nutrição e música, lanches, vídeos e depoimentos de mulheres que vencerem a luta contra a doença.

O mastologista e cirurgião dr. Rodrigo Souto, organizador do evento, enfatiza: “Campanhas como o Outubro Rosa funcionam como um agendamento de pensamento, ou seja, um tipo de engenharia social que elenca temas relevantes para pensarmos em determinados períodos, com o objetivo de encorajar as mulheres a conhecerem seu corpo, por meio do autoexame, para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. Além da realização da mamografia de rastreamento”, finaliza o médico.

O slogan da jornada traduz o otimismo em superar essa doença: “Para quem já teve dias punks, #NossoDiaPink. O evento conta com o apoio da INPAR, do Centro de Imagem Icaraí, da Liga Fluminense contra o Câncer (LFCC) e da Oncomed.

Serviço
Evento: 3ª Jornada de Mastologia Pro Onco Mulher
Data e horário: sábado, 26/10/2019, das 9h às 16h
Local: Associação Médica Fluminense – AMF (Av. Roberto Silveira, 123 – Icaraí, Niterói/RJ)
Inscrições: (21) 96778-9655 (WhatsApp)