Cidades

Ícone da cirurgia geral brasileira lança autobiografia em Niterói

Ícone da cirurgia geral brasileira lança autobiografia em Niterói

Será lançada no próximo dia 23 na Associação Médica Fluminense a autobiografia “A Cirurgia Que Eu Vivi”, do cirurgião geral, professor universitário, líder classista e acadêmico Guilherme Eurico Bastos da Cunha. O coquetel, fechado para convidados, deverá reunir os mais renomados médicos do Rio de Janeiro e também de outros estados – colegas de profissão e amigos pessoais, a maioria citados na obra, publicada pela DB Editora, a mesma responsável pelos títulos “A História da Medicina em Niterói” e “Câmara Municipal de Niterói: 200 Anos de Glórias”, ambos publicados também este ano.

O autor conta sua trajetória desde a infância feliz em Niterói até o profissional de sucesso de hoje, em um livro ilustrado repleto de dados históricos, senso de humor e emoção. O cirurgião geral formado pela UFF em 1958 e pioneiro em metodologias técnicas que salvaram vidas e ganharam adeptos foi presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Federação Brasileira de Gastroenterologia e da Academia Fluminense de Medicina, vice-presidente da Associação Interamericana de Gastroenterologia e um dos fundadores da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Acamerj).

Grande defensor da integração docente-assistencial de nosso país, ele formou mais de 700 médicos enquanto professor de Cirurgia Geral da UFF e da Faculdade de Medicina de Campos, além de chefe do Serviço de Cirurgia do Hospital Municipal Orêncio de Freitas, no Barreto, Niterói, onde implantou e comandou a residência médica por 35 anos. Membro da Diretoria do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj)  por 25 anos, Dr. Guilherme Eurico divide com o leitor as experiências, os aprendizados, os sentimentos e os valores que lhe fazem a personalidade ímpar eternizada em deliciosas páginas.