Notícias

Unilasalle-RJ sedia pré-evento do maior congresso de Arquitetura do mundo

Divulgação
Divulgação
O Rio de Janeiro foi o escolhido para receber no próximo ano o 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO), promovido pela União Internacional de Arquitetos. Com a participação estimada em 15 mil profissionais da área, vindos de diferentes países, o congresso debaterá o futuro das cidades em âmbito global. E o Unilasalle-RJ sedia a SEMANARQ 2019, um dos eventos preparatórios para esse que é o maior encontro acadêmico de Arquitetura do mundo. De 30 de setembro a 2 de outubro, o público que comparecer ao centro universitário terá uma primeira imersão nas temáticas discutidas no congresso, cujo tema para 2020 será “Todos os mundos, um só mundo, Arquitetura 21. Perspectivas do espaço construído”.
“Essa é uma importante oportunidade para discutirmos a construção de perspectivas e fragilidades sobre a arquitetura e a cidade, com a divulgação e mobilização dos arquitetos e estudantes de arquitetura, bem como da sociedade em geral”, avalia Paula Brasil, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo no Unilasalle-RJ, destacando a presença de representantes da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo e do Instituto de Arquitetos do Brasil ao longo do três dias.
Entre os palestrantes da SEMANARQ está Gustavo Penna, um dos nomes atuais de maior destaque na área a nível nacional, que tem em seu currículo projetos como a reforma do Mineirão para a Copa do Mundo de 2014 e títulos internacionais, entre eles o Prix Versailles de 2018, principal prêmio de arquitetura comercial. O arquiteto mineiro falará na noite do dia 30 sobre o caminho da arquitetura. Neste primeiro dia, as atividades girarão em torno do assunto “Sociedade, Coletividade e Transdisciplinaridade”. A abertura contará com a presença de Fabiana Izaga, representante do comitê do UIA2020RIO, que falará sobre as expectativas para o congresso.
No dia 1º de outubro, quando a pauta é “Arquitetura, Design e Brasilidade”, o destaque vai para as palestras em torno da atuação feminina na Arquitetura, tema que tem ganhado destaque nos encontros da área. Silvana Rubino, professora da UNICAMP, e Dora Alcântara, premiada no último ano em Portugal por conta de seus estudos sobre azulejos luso-brasileiros, conversam em mesa redonda sobre o protagonismo das mulheres. No dia 2, o foco são as “Perspectivas e Emergências das cidades”. Serão discutidas tanto estratégias de segurança quanto atuações como a do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo do Unilasalle que desenvolve, junto de outras escolas e da prefeitura de Niterói, projeto para 30 famílias do Morro da Cocada.
O evento é gratuito para ouvintes, mas há pacotes pagos para quem quiser receber, entre outros benefícios, certificados.
EVENTO
SEMANARQ 2019 – Evento preparatório do 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO)
Quando: De 30 de setembro a 2 de outubro, das 9h às 21h
Onde: Centro de Convenções Irmão Amadeu – Unilasalle-RJ, 8º andar, bloco B – Rua Gastão Gonçalves, 79, Niterói, RJ
Programação, inscrição e informações de valores: