Geral

Niterói recebe seminário sobre Acessibilidade e Inclusão no Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Encontro tem como objetivo capacitar profissionais para atuarem no processo de inclusão na sociedade

O NitDown, a Estácio – Campus Oscar Niemeyer – e diversos profissionais e colaboradores irão realizar, em 21 de setembro, das 9h às 13h, o 1º Seminário de Acessibilidade e Inclusão de Niterói. O evento tem a finalidade de capacitar profissionais e familiares de pessoas com deficiência na atuação no processo de Inclusão Escolar para que, juntos, possam lutar pela efetiva inclusão, bem como, auxiliar na melhoria da qualidade de vida de seus filhos/parentes com deficiência. Um dos palestrantes será o Dr. Mauro Melo, Fisioterapeuta, Mestre em Clínica Médica pela UFRJ, com formação e experiencia na área da neurologia pediátrica, especialista em Ozônioterapia, e responsável pela área de educação permanente da Aboz, que abordará as inovações e tecnologias na área da fisioterapia respiratória na Síndrome de Down.

Além das palestras e oficinas, o seminário, que será no Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, também terá apresentações de trabalhos acadêmicos de projetos de pesquisa e de extensão social sobre a acessibilidade e inclusão.

“O evento I Seminário de Acessibilidade e Inclusão surgiu de uma parceria do Movimento Coletivo NitDown com o grupo de extensão NEPAI (Núcleo de Extensão e Pesquisa em Acessibilidade e Inclusão) em conjunto com o PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da UNESA pelos grupos de Pesquisa OPPDS (Observatório de Políticas Públicas, Direito e Proteção Social) e NEDCPD (Núcleo de Estudos em Direito, Cidadania, Processo e Discurso). Esta união de forças visa auxiliar na disseminação do conhecimento sobre os temas afetos à acessibilidade e inclusão através de palestras e oficinas informativas, bem como a apresentação de trabalhos acadêmicos nesta temática. O objetivo é que o discurso acadêmico encontre a prática cotidiana e vice-versa promovendo uma interação de saberes”, comenta Maria Maria Martins Silva Stancati, coordenadora de atividades Acadêmicas Complementares da Estácio de Niterói.

O público-alvo são familiares com síndrome de Down, pessoas interessadas em Acessibilidade e Inclusão, estudantes e profissionais das áreas de Direito, Pedagogia, Serviço Social, Psicologia, entres outras. O Brasil celebra o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência no dia 21 de setembro. De acordo com os especialistas a data foi oficializada em 2005 pela Lei Nº 11.133, porém já era comemorada desde 1982. O dia foi selecionado porque marca o início da Primavera: estação das flores. Segundo os profissionais, o fenômeno das flores representa o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.

Conforme a Lei Nº 13.146/15, PCD (pessoa com deficiência) é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Assim sendo, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência surgiu como forma de garantir a integralização dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos. A deficiência atinge diferentes níveis e pode ser classificada em quatro tipos: a física, a auditiva, a visual e a mental.

O encontro é gratuito e outras informações podem ser obtidas por meio do site: acesse aqui+ .

SERVIÇO:
Evento – 1º Seminário de Acessibilidade e Inclusão de Niterói
Local – Estácio Campus Oscar Niemeyer
Endereço – Rua Visconde do Rio Branco, 511 – 4º andar
Data – 21 de setembro
Horário – das 9h às 13h
ENTRADA FRANCA

Foto: Divulgação

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top