Cultura

Orquestra Nilo Peçanha na Sala de Cultura Leila Diniz

Orquestra Nilo Peçanha na Sala de Cultura Leila Diniz

Fundada em 2017 por Ryan Sampaio, a Orquestra Nilo Peçanha (ONP) se apresenta no dia 31 de julho, quarta-feira, às 12h30, na série “Concertos na Imprensa” da Sala de Cultura Leila Diniz. A entrada será gratuita.

Toda última quarta-feira do mês a Imprensa Oficial realiza uma apresentação com alunos do Programa Aprendiz – Música na Escola, iniciativa mantida pela Prefeitura de Niterói. E em julho será a vez da Orquestra Nilo Peçanha, formado por alunos do Aprendiz e do Colégio Estadual Liceu Nilo Peçanha.

Movido pelo desejo de levar a música para além do Programa, o jovem regente Ryan Sampaio decidiu criar um projeto pedagógico em sua escola, visando a inclusão social desses alunos, por meio da arte sonora. Tendo como principal objetivo a propagação da cultura para crianças, adolescentes e adultos em qualquer que seja o local (ruas, teatros, salas de concertos e escolas), o músico investe em um repertório eclético, que entra na dança do erudito e caminha até o popular.

O grupo, que antes se chamava Camerata pelo menor número de integrantes, passou por mudanças e acabou se tornando uma Orquestra, onde recebeu em 2018, a Moção de Aplausos da Câmara Municipal dos Vereadores de Niterói, essa premiação foi fruto do trabalho social exercido na cidade. Não parando por aí, a Orquestra ainda venceu, neste ano, o concurso Ações Locais, promovido pela Fundação de Arte de Niterói (FAN) e Secretaria Municipal de Cultura (SMC) em parceria com o Governo Federal.

A ONP conta com a Direção e Regência do jovem regente Ryan Sampaio.

 

SOBRE O REGENTE:

Ryan Sampaio entrou em 2010, com apenas 8 anos de idade, no Programa Aprendiz através da Escola Municipal Sítio do Ipê. Na inauguração da Sala Aprendiz em 2013, teve a sorte de receber do ex Secretário de Educação, professor Waldeck Carneiro, um violino novíssimo que foi de fundamental importância para sua estreia na Orquestra Sinfônica Aprendiz, que aconteceu quando alcançou 11 anos de idade.

Sua trajetória na área musical foi crescendo e dando bons frutos. O jovem violinista já foi líder de naipe dos segundos violinos e spalla da Orquestra Guerra-Peixe, e recentemente vem atuando como apoio das violas e violinos; é suplente na Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica; também já foi líder de naipe dos segundos violinos da Camerata Barroca e atualmente concertino da mesma. Além disso, o músico investe em sua carreira como Diretor Musical e Regente da Orquestra Nilo Peçanha e do Trio Soluns, participando também do Coro Aprendiz, Trio Hotz e Duo Sampaio Meira, alguns criados pelo próprio jovem. Atualmente com 17 anos, Ryan é concertino primeiros violinos na Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA).

Serviço:

Orquestra Nilo Peçanha na Sala de Cultura Leila Diniz

Data: 31 de julho, quarta-feira
Horário: 12h30

Local: Sala de Cultura Leila Diniz
Endereço Rua Prof. Heitor Carrilho, 81 – Centro, Niterói – RJ

Duração: 50’

ENTRADA FRANCA