Cultura

O Solar do Jambeiro abre suas portas para evento multidisciplinar do Coletivo Niterói Fotográfico

O Solar do Jambeiro abre suas portas para evento multidisciplinar do Coletivo Niterói Fotográfico
O Coletivo Niterói Fotográfico (CNF) realiza no dia 28 de julho, a partir das 11h, o evento “O Povo na Foto – sabores, ritmos e cores”, onde o público vai poder participar de oficinas, interagir com fotógrafos renomados no fotopapo, assistir a inauguração da exposição “Aqui é o Palácio”, de Josemias Moreira Filho, e conhecer um pouco mais sobre a cultura popular, flagrada pelas lentes de um grande mestre, Walter Firmo. As atividades acontecem no Solar do Jambeiro com entrada franca.Oficinas de Fotografia ao alcance da mão

A popularização da fotografia é dos principais objetivos do CNF. Pensando nisso, serão oferecidos quatro oficinas voltadas para quem quer dar os primeiros passos na fotografia. Ministrados pelos fotógrafos Josemias Moreira Filho, Paulo Batelli, Priscila Barcellos e Vitor Vogel, as oficinas pretendem atingir um público que deseja aprender a mexer na câmera do celular, fazer bons retratos dos amigos e familiares ou fazer seu primeiro orçamento ou portfólio.

Para as mamães, papais e a criançada também tem programação: a arte-educadora Clarissa Bottino oferecerá uma oficina que une fotografia e atividades como corte e colagem, para a toda a família se divertir.

Fotopapo com Wânia Corredo e Luis Alvarenga

Os eventos do CNF são sempre marcados pelo encontro e troca de ideias. Ao longo das edições, as atividades evoluíram para um Fotopapo: uma conversa bem  interativa e descontraída sobre um tema específico. Na edição de julho, a mais premiada fotojornalista brasileira, Wania Corredo, conta um pouco da história do coletivo Fotógrafas Brasileiras e os rumos da fotografia em tempos de coletivos. Também participa do papo, o fotógrafo, ex-editor do Extra e professor na Escola de Fotografia Movimento InFoco, Luis Alvarenga. Representantes da Sociedade Fluminense de Fotografia, Mídia Ninja e do Favela Em Foco também estão entre os convidados. A mediação é do fotógrafo, pesquisador fotográfico e membro do CNF, Vitor Vogel.

Exposição “Aqui é o Palácio” de Josemias Moreira Filho

Fotógrafo nascido e criado no Morro do Palácio, no bairro niteroiense do Ingá, Josemias Moreira Filho aprendeu fotografia no MACquinho, espaço sócio-cultural vizinho à comunidade, e desde então documenta a vida e obra dos moradores de uma das mais importantes favelas da cidade. Inédita em Niterói, Josemias inaugura, durante o evento, sua primeira exposição, “Aqui é o Palácio”, nos salões do Solar do Jambeiro. As obras ficam expostas até o dia 31 de agosto.

Homenagem ao mestre das cores, Walter Firmo

O fotógrafo carioca Walter Firmo trilhou um percurso de sucesso no fotojornalismo brasileiro e aos 82 anos, coleciona prêmios e conquistas para a fotografia brasileira. Considerado um dos maiores fotógrafos coloristas do mundo, Firmo tem vasta obra nos campos da fotodocumentação da cultura popular brasileira e retratos icônicos de artistas brasileiros como Pixinguinha, Dona Ivone Lara e Bispo do Rosário.

Coletivo Niterói Fotográfico: Projetando a Fotografia de Niterói

O Coletivo nasceu da ideia de reunir fotógrafas e fotógrafos de Niterói num evento para trocar experiências através de projeções de fotografias e outras atividades. Sempre conectado com um pauta relevante, a cada mês um tema é escolhido e cada membro do coletivo pode enviar suas fotos ou um ensaio que se enquadre na proposta. Amantes da fotografia, sejam profissionais, amadores ou entusiastas, e que ainda não são membros do coletivo, puderam enviar suas fotos por meio de uma Chamada Pública.

SERVIÇO

Coletivo Niterói Fotográfico: “O Povo na Foto – sabores, ritmos e cores”
Data: 28 de julho, domingo
Horário: 11h
Entrada: Franca

Cronograma de Atividades

11h – Abertura dos portões
13h – Oficinas de Foto
16h – Inauguração da exposição “Aqui é o Palácio” (em cartaz até 31 de agosto)
17h – Fotopapo: Fotografia em tempos de coletivo
18h30m – Projeção Coletiva
19h – Homenagem ao mestre das cores Walter Firmo

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem, Niterói
ENTRADA GRATUITA