Cultura

Última semana do projeto Arte na Rua, em junho

Última semana do projeto Arte na Rua, em junho

A última semana de junho do projeto “Arte na Rua” está repleta de atividades. No dia 26 de junho, quarta-feira, Julia Vargas se apresenta na Praça do Zumbi. No dia 28 de junho, sexta-feira, a banda Bella Godiva traz um show com muito rock dos anos 70 no trevo de Piratinga. Já no dia 30 de junho, domingo, o espetáculo “O Circo a céu aberto” acontece no Horto do Fonseca. Neste mesmo dia, encerrando com chave de outro o mês de junho, o grupo Lacoustica Session se apresenta no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno.

O projeto, de responsabilidade da Secretaria de Cultura de Niterói/FAN, leva artistas de forma gratuita para se apresentarem em diversos pontos da cidade. A sequência desse ano teve início no dia 7 de junho e terá fim no dia 30, no domingo.

 

Sobre as atrações:

Julia Vargas

Cantora e percussionista, Júlia Vargas nasceu rodeada por músicos na família. Iniciou sua vida artística, ainda criança, na dança. Ao longo de sua carreira, já emocionou vários nomes importantes da música brasileira, como Milton Nascimento, com quem fez turnê e abriu shows, Ivan Lins, de quem ganhou uma música inédita que foi gravada em seu primeiro disco e Alceu Valença, que a convidou para abrir um de seus shows na Fundição Progresso/RJ. Em 2014 foi convidada para integrar o projeto “Mar Azul”,em homenagem ao Clube da Esquina e saiu em turnê com o show “Travessia”, de Milton Nascimento, pelo interior de MG, e com o show “Linha de Frente”,acompanhando Milton Nascimento e Criolo. Em 2015 participou do Tributo à Cássia Eller, no Rock in Rio e chamou atenção pela parceria com Chico Chico, cantor e compositor carioca, filho da cantora, com quem fez diversos shows pelo Brasil.

Seu novo disco, “Pop Banana”, traz a rua -a música popular brasileira do cotidiano, com todos os seus temperos e ritmos – abordada em tom elegante. O repertório propõe algumas releituras de compositores consagrados como João Bosco, Aldir Blanc, Jorge Mautner e Tom Zé, e abre espaço para canções de novos compositores da cena carioca, como Claos Mózi (autor de três músicas do álbum, incluindo a faixa título), Ivo Vargas e André Vargas (irmãos de Júlia), Carlos Posada, Victor Lobo e Marcos Mesmo. Os arranjos construídos com a banda dão unidade ao repertório e às influências presentes no álbum. O show é o encerramento da turnê “Pop Banana”, produto do seu novo CD de mesmo nome.

 

Bella Godiva

Formada por Ricardo Romão, voz e violão; Danilo Lria, guitarra; Ciro Mendes, bateria;e Henrique Lott, no baixo. Com uma influência muito forte do rock dos anos 70, o repertório da banda tem mais de 180 músicas diferentes. Além das composições de artistas consagrados internacionalmente, como Pearl Jam, Bem Harper, The Strokes e Bob Dylan, a banda também tem composições próprias.

 

O Circo a céu aberto

Idealizado e dirigido por Fabiano Freitas, o palhaço Piter Crash, o espetáculo recria números inspirados em esquetes tradicionais da palhaçaria brasileira, utilizando em cena argolas, diabolô, malabares, jornais e bexigas. O diferencial do show, no entanto,está no improviso, típico da arte de rua, em que o palhaço interage com suas brincadeiras a todo momento com a plateia. Entre uma piada e outra, Piter Crash exalta a pureza das crianças, a responsabilidade e a esperança com as novasgerações e dá o conselho aos adultos: aprenda a rir de si mesmo, sem preocupações.

Fabiano Freitas, além de “Circo a céu aberto”, também é protagonista do espetáculo“Triciclo – uma pequena fábula sobre amizade, companheirismo e tolerância” (direção e roteiro: Márcio Libar). Apresentou-se ainda em importantes festivais como “Festival internacional de circo” (Rio de Janeiro,2012 e 2015), “Encontro internacional de palhaços de Mariana” (MG, 2012), “Festival de circo-teatro do Mato Grosso do Sul”(Campo Grande, 2010), “Encontro de palhaços de Assis” (SP, 2010), “Caravana de Palhaços de Juiz de Fora” (MG, 2009), entre vários outros. Fabiano Freitas mantém ainda o teatro de marionetes “Alma de boneco”.

O espetáculo venceu o Prêmio Funarte de Arte Negra 2013, de circulação por 12 municípios da Região Serrana do Rio de Janeiro, e o Edital Plateias Hospitalares, entre 2010 a 2017. O evento circula principalmente pela região da Serra Mar do Estado, em ruas, praças e teatros dos municípios de Barra de São João, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Macaé, Nova Friburgo, Petrópolis Teresópolis, entre outros, além da Zona Norte do Rio de Janeiro.

 

Lacoustica Session:

Criada em 2016, a banda Lacoustica Session é formada por André Céia, tocando violão e violoncelo; Cristiano Moraes, voz e violão; Lucas Tabelli, no violão; e Luan Fernandes, na percussão. Especialistas na releitura de clássicos dos anos 80, o grupo revisita clássicos nacionais e internacionais da música pop.

 

SERVIÇO:

Julia Vargas

Data: 26 de junho, quarta-feira

Hora: 19h

Entrada: Gratuita

Local: Praça do Zumbi

Endereço: São Domingos

 

Bella Godiva

Data: 28 de junho, sexta-feira

Hora: 19h

Entrada: Gratuita

Local: Trevo de Piratininga

Endereço: Rua Professor Ernãni Faria Alves

 

O Circo a céu aberto

Data: 30 de junho, domingo

Hora: 11h

Entrada: Gratuita

Local: Horto do Fonseca

Endereço: Alameda Sõa Boaventura, 770 – Fonseca

 

Lacoustica Session

Data: 30 de junho, domingo

Hora: 11h

Entrada: Gratuita

Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno

Endereço: Campo de São Bento – Icaraí, Niterói