Cultura

Atividade para deficientes visuais no Espaço Cultural Correios Niterói

Atividade para deficientes visuais no Espaço Cultural Correios Niterói

No dia 22/05, próxima quarta, às 10h da manhã, o Espaço Cultural Correios Niterói terá uma atividade para deficientes visuais. O artista Miro PS que está com uma exposição lá dará uma oficina de arte para alunos do Instituto Benjamin Constant. O grupo, entre 5 e 10 pessoas, será formado por adolescentes e adultos. Eles farão uma grande colagem em lona, utilizando com códigos binários impressos e legendas em braile. Depois o trabalho de arte será doado ao IBC.

Exposição de Miro PS reflete sobre automação social

Miro PS inaugura “Metamorfose”, no Espaço Cultural Correios Niterói. Em quatro grandes salas, a mostra reúne cerca de 50 obras do artista visual, que vão de instalações a pinturas. O nome da exposição refere-se à profunda transformação no modo de vida do homem frente aos avanços tecnológicos, e como essas mudanças interferem em seus hábitos e comportamentos. A mostra fica em cartaz de 23 de março a 25 de maio de 2019, com curadoria de Lia do Rio.

Em suas obras, Miro PS utiliza códigos binários, placas e demais componentes eletrônicos que o acompanharam em sua experiência profissional na área de tecnologia da informação. Partindo de intrincados sistemas de criptografia ou obsoletos cartões perfurados, passando por deep web e inteligência artificial, Miro PS aborda temas como identidade, linguagem, fragilidade, obsolescência… Numa área de 320 m2, a mostra é composta de duas instalações, objetos, fotografias, gravuras digitais, pinturas, além de vídeo arte e colagens.

“Miro reflete sobre a condição humana no mundo tecnológico, no qual a linguagem das máquinas conduz e controla silenciosamente as regras, numa velocidade vertiginosa e incontrolável. Seus trabalhos falam dos prazeres, angústias e idiossincrasias do indivíduo contemporâneo ao coabitar dois mundos, o virtual e o físico”, explica Lia do Rio. Todas as obras possuem identificação em braile e a exposição contará com visitas guiadas para cegos.

 

SERVIÇO

 

Exposição Metamorfose
Artista:
Miro PS
Curadora:
Lia do Rio
Abertura:
23 de março (sábado), às 15h
Período expositivo:
25 de março a 25 de maio de 2019
Visitação: segunda a sábado, das 11h às 18h (exceto feriados)

Local: Espaço Cultural Correios Niterói – 1º pavimento (Salas A, B, C e D)
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 481- Centro (em frente à estação das barcas) – Niterói
Entrada franca
Tel.: 21 2503-8550 / 8560
www.correios.com.br