Saúde

Evento gratuito em Niterói coloca saúde renal em pauta

Evento gratuito em Niterói coloca saúde renal em pauta

No dia 14 de março, o Complexo Hospitalar de Niterói, em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, promoverá o Dia Mundial do Rim. Trata-se de evento gratuito voltado para a população e profissionais de saúde, com o objetivo de transmitir a mensagem de que a doença renal é comum, prejudicial e tratável. Além disso, no intuito de estimular a prevenção e com o apoio dos times da DASA, do Serviço de Nutrição e da Emergência do CHN, o público participante poderá ver como está seu índice de massa corpórea, a pressão arterial e glicemia. Essas atividades serão iniciadas às 9h. Às 10h30, as palestras serão ministradas.

Alan Castro, coordenador do evento e responsável pelo Setor de Transplante Renal do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), aponta que o principal objetivo do encontro é aumentar o conhecimento sobre a importância dos rins e estimular a prevenção de doenças, por meio de um estilo de vida saudável. O especialista também ressalta a relevância da conscientização sobre o tema por causa dos crescentes casos de doenças renais que, segundo estudos da Sociedade Brasileira de Nefrologia, causam milhões de mortes todos os anos.

A programação trará palestras que levantarão discussões, como a política de atenção ao paciente renal da Secretaria Estadual de Saúde, os mecanismos de pactuação e regulação para a assistência ao paciente com doença renal no município de Niterói e o tratamento que deve ser dado ao paciente renal.

Os organizadores do evento propõem a adoção de medidas concretas para melhorar a saúde dos rins, como a prevenção de doenças por meio da adoção de hábitos saudáveis; o rastreio de doenças renais; a prevenção ou o retardamento de doenças renais em estágio terminal, por meio de exames de sangue e urina; a garantia de acesso universal a serviços básicos e avançados de saúde de que os pacientes renais necessitam e a quebra de barreiras socioeconômicas no acesso da população aos serviços de saúde.

 

Serviço

Dia Mundial do Rim 2019 no CHN.

Data: 14/3/2019 (quinta-feira).

Horário: das 9h às 11h30.

Local: Auditório Humberto Dantas, no 7º andar da Unidade I do hospital (Rua La Salle, 12 – Centro – Niterói, Rio de Janeiro).

Inscrições gratuitas pelo telefone (21) 2729-1154 – Centro de Estudos (Amanda).