Política

Câmara Municipal de Niterói recebe proposta de homenagem a Ricardo Boechat

O presidente da Câmara, Milton Cal, no final da tarde da última terça-feira (26), recebeu, o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, o jornalista Mário Sousa, que lhe entregou um documento propondo homenagear o jornalista Ricardo Boechat, recém-falecido, com nome de uma praça no bairro de São Francisco. Participaram do encontro, os jornalistas e diretores do Sindicato, Continentino Porto, Sergio Caldieri, Gentil Lima e o jornalista Vinicius Martins, Coordenador de Comunicação da Câmara de Niterói. Presente também o vereador Paulo Velasco.

O presidente Milton Cal ressaltou que Boechat era uma referência de jornalismo crítico e que sua falta já é sentida todas as manhãs para todos nós ouvintes. “A Câmara se sente honrada na homenagem deste ilustre jornalista”, destacou Cal.

 

No documento entregue ao presidente da Câmara de Vereadores, Milton Cal, o Sindicato afirma que o Brasil e o Jornalismo perderam um dos mais importantes profissionais da imprensa, considerado o maior jornalista de opinião da atualidade.

O documento ressalta que Ricardo Boechat exercia o jornalismo na sua plenitude de crítica e opinião, com total independência e ética. E, com esta postura, conquistou os maiores prêmios de Jornalismo, inclusive três Prêmios Esso. Sem ter nascido em Niterói, no entanto, seus pais moraram no município, no bairro de São Francisco, onde até hoje reside sua mãe. Porém, a infância e a adolescência de Boechat foi em Niterói. Ele estudou no Centro Educacional e foi Coordenador de Imprensa na Prefeitura de Niterói.

O presidente da Câmara, Milton Cal, com o presidente do Sindicato, Mário de Sousa, os diretores do Sindicato Continentino Porto, Gentil Lima, Sergio Caldieri, e o vereador Paulo Velasco. / Foto: Sergio Gomes

O presidente do Sindicato, Mário Sousa, afirma que pelo exercício litúrgico no Jornalismo, pelo exemplo que deixa aos colegas e aos jovens que começam na profissão e ao legado que fica para a história da Comunicação, para a sociedade e por sua passagem marcante por Niterói, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro sugere que seja dado o nome de Ricardo Boechat a uma praça no bairro de São Francisco.

A proposta seguirá para a apreciação da mesa diretora.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top