Agenda

Niterói terá 23 blocos de carnaval de rua neste fim de semana

O último fim de semana de pré-carnaval vai ser animado em Niterói. Entre os destaques da programação estão o tradicional ensaio técnico das escolas de samba Unidos do Viradouro, Acadêmicos do Cubango e Acadêmicos do Sossego na Avenida Amaral Peixoto e a Banda do Ingá, na orla de Icaraí.

A prefeitura informou que o esquema de trânsito e de ordenamento público especial para o evento, conta com 565 guardas municipais que darão cobertura aos locais de maior movimentação dos blocos e na área de desfile oficial, com uma média de 155 agentes atuando por dia. Eles contarão com o apoio de 38 viaturas. A Guarda realizou convocações extraordinárias, suspendendo folgas e férias, para aumentar o ordenamento dos blocos, carnavais de bairro e desfiles na cidade. Ao todo 435 folgas foram suspensas e 62 servidores só entrarão de férias ao fim da folia. Os serviços extras serão remunerados através do Regime Adicional de Serviço (RAS), quando o agente trabalha em sua folga.

A administração municipal também informou que além da presença dos agentes nas áreas de desfile oficial, as equipes atuarão nos bairros que registram maior público e equipes volantes circularão em áreas estratégicas. Em caso de emergência, a população pode ligar para o plantão de emergência do telefone 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que funciona 24 horas.

A NitTrans informou que vai atuar com 50 agentes de trânsito, cinco motocicletas, cinco viaturas e quatro reboques para emergências.

Eventos – A Banda do Ingá concentra neste domingo (24) a partir das 10h na Praça César Tinoco, no Ingá, e inicia seu desfile às 13h, seguindo pela Praia das Flechas e Praia de Icaraí, até a Rua Mariz e Barros, com previsão de encerramento às 17h. Vinte operadores de trânsito atuarão na orientação do tráfego na região durante o evento.

A partir das 22h do sábado até às 15h do domingo, será proibido estacionar na Rua Nilo Peçanha, entre a Avenida Engenheiro Martins Romeo e a Rua Presidente Pedreira. Durante a concentração do bloco, o tráfego de veículos será interditado na Avenida Engenheiro Martins Romeo, na Praia das Flechas, entre as ruas Dr. Pereira Nunes e Dr. Paulo Alves, das 10h às 15h. A partir das 13h haverá interdição das avenidas Engenheiro Martins Romeo e Jornalista Alberto Francisco Torres, na Praia de Icaraí, até a dispersão do bloco, na altura da Rua Mariz e Barros, em Icaraí.

Durante a passagem da banda, o tráfego do Ingá para Icaraí será desviado para a Rua Fagundes Varela. No sentido contrário, de Icaraí para o Ingá, o fluxo será desviado pela Rua Mariz e Barros em direção à Avenida Roberto Silveira. Faixas reversíveis serão montadas na Avenida Roberto Silveira a partir das 13h até o fim do evento. A reversível poderá ser suspensa de acordo com a avaliação da coordenação geral de trânsito.

Já a Avenida Ernani do Amaral Peixoto, no Centro, vai receber neste domingo o último ensaio técnico das escolas de Niterói que vão desfilar no Sambódromo. O ensaio começará às 19h30, com a Viradouro, seguida por Cubango (20h30) e Sossego (21h30). A NitTrans vai fechar a avenida das 17h às 23h e 12 operadores irão orientar o trânsito no local. Agentes da Guarda também estarão no local.

Programação de blocos e Carnaval de bairros dos dias 23 e 24

Dia 23/2 (Sábado)
– Bloco do Praia Clube – 16 às 21h – Concentração em frente ao Praia Clube São Francisco
– Bloquete – 9 às 14h – Concentração na Rua Miguelote Viana – Vital Brasil
– Banda da Boa Viagem – 12 às 18h – Concentração na Rua Pres. Domiciano, Boa Viagem
– Banda da Tropicália – 21 à 1h – Clube Canto do Rio, Centro
– Banda do 5 de Julho – 17 às 22h – Concentração Clube 5 de Julho, Barreto
– Bloco do Maracujá – 16 às 21h – Bloco parado na Rua São Januário, em frente ao bar do Genildo
– Os Imortais – 17 às 22h – Concentração em frente ao quiosque Pinguim, Piratininga
– Cordão do Bola Branca (Desfile na Praia de Icaraí), 9 às 12h, Concentração na Pça Getúlio Vargas
– Batuquebato – 12 às 17h, Pça Duque de Caxias, Gragoatá
– Bloco da Torre – 14 às 18h – Concentração no Clube da Torre, Largo da Batalha
– Bloco do AEN – 10 às 11h30 – Concentração na Rua Tamoios, São Francisco
– Bloco do Limão – 16 às 21h – Concentração na Rua A (próximo ao ponto final o ônibus 44, Ititioca
– Mancando de Ré – 16 às 21h – Concentração na Rua Américo Oberlander, Santa Rosa
– Sapo Loko – 17 às 21h – Concentração na Rua Américo Oberlander, Santa Rosa

 

 Dia 24/2 – Domingo
– Banda do Ingá – A concentração começa às 10h na Praça César Tinoco. Horário: 13:00 às 17:00. Trajeto: Extensão da Praia de Icaraí.
– Bloco do Confrade – 12 às 17h – Bloco parado na Rua Leandro Motta, Jardim Icaraí
– Banda Clube Central – 12 às 15h – Concentração no Clube Central, Icaraí
– Bloco Carnavalesco Vem Quem Não é Mandado – 17 às 22h – Concentração na Rua Santa Ignácia 10, Atalaia
– Banda de Piratininga – 15 às 21h – Bloco parado na Av. Almirante Tamandaré 1(em frente ao quiosque Maria da Toca)
– Bloco do Maracujá – 16 às 21h – Bloco parado na Rua São Januário 152 (em frente ao bar do Genildo), Fonseca
– Bloquinho do Campo – 9 às 13h – Bloco parado no Campo de São Bento, Icaraí
– Bloco Minha Raíz – 15 às 20h – Concentração no Skate Park, São Francisco
– Chega por cima que eu brinco no baixo – 15 às 20h – Concentração Trevo de Piratininga (Polo Gastronômico), Piratininga

Foto: Luciana Carneiro

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top