Polícia

Homicídio doloso registra queda de 18% no Rio

Homicídio doloso registra queda de 18% no Rio

No primeiro mês deste ano, o indicador homicídio doloso apresentou uma redução de 18% em relação ao mesmo período do ano passado. Este foi o mês de janeiro com menor número de vítimas nos últimos sete anos e o segundo menor nos últimos 28 anos. O indicador letalidade violenta (homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção de agente do Estado) também foi destaque: em comparação com janeiro de 2018, a queda no número de vítimas foi de 14%. Já nas mortes por intervenção de agente do Estado, o aumento em relação a janeiro do ano passado foi de três vítimas.

Os crimes contra o patrimônio como roubo de veículos e roubo de cargas também diminuíram em janeiro. Nos roubos de veículos, a queda foi de 28% no estado em relação ao mesmo mês do ano passado, esse foi o melhor mês de janeiro para o indicador desde 2016. Em relação a dezembro de 2018, a queda foi de 1%. Os roubos de carga diminuíram 24% em relação a janeiro e 6% em relação a dezembro.

Comparação entre janeiro de 2018 e janeiro de 2019 por AISP

No mês de janeiro de 2018, duas Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) da Zona Norte da Capital apresentaram quedas expressivas em diversos indicadores: AISP 03 (Méier e adjacências) registrou a maior diminuição em roubo de rua (roubo em coletivo, roubo a transeunte e roubo de aparelho celular) e em roubo de veículo; e a AISP 22 (Bonsucesso e adjacências) teve a maior redução em morte por intervenção de agente do Estado. Na Baixada Fluminense, a AISP 21 (São João de Meriti) apresentou a segunda maior queda em homicídio doloso e a terceira maior em roubo de veículo; e a AISP 39 (Belford Roxo) apresentou a maior redução em homicídio doloso e em roubo de carga.

Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública são referentes aos Registros de Ocorrência (RO) lavrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro durante o mês de janeiro.

Foto: Arquivo / Divulgação