Notícias

UPPs poderão ser extintas

UPPs poderão ser extintas

Lançada a mais de dez anos, pelo ex-governador Sérgio Cabral, a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) poderá ser extinta. A determinação é do projeto de lei 4.395/18, de autoria do deputado Rosenverg Reis (MDB), aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) na última terça-feira (19/02), em primeira discussão. Alguns deputados, porém, declararam votos contrários ou se abstiveram de votar. Para que vire lei, o texto ainda precisa ser aprovado em uma segunda votação, ainda sem data marcada. Se aprovado, segue para sanção do governador Witzel (PSC).

De acordo com a proposta, os policiais militares que atuam nas UPPs serão distribuídos entre os batalhões da Polícia Militar. Caberá ao comandante-geral da Policia Militar redefinir as áreas de lotação de acordo com o índice de maior criminalidade.

De 2008 a 2014, 38 UPPs foram inauguradas, sendo 37 na capital e uma na Baixada Fluminense. Enquanto o Rio esteve sob intervenção federal no ano de 2018, sete UPPs foram extintas.

Foto: Marcello Casal Jr./ABr