Cultura

Exposição “Oníricas” reúne trabalhos de artistas mulheres no Ingá

Exposição “Oníricas” reúne trabalhos de artistas mulheres no Ingá

A Sala José Cândido de Carvalho (SJCC) recebe, a partir do dia 12 de março, às 19h, a exposição “Oníricas” – produção artística que vai contar com trabalhos de dez artistas mulheres, por meio da iniciativa ‘Do Feminino na Arte’. Linguagens, poéticas e técnicas diversas indicam a unidade da mostra através do onírico. Quem assina a curadoria é Desirée Monjardim.

O público vai poder ver obras variadas, entre desenho, colagem digital, pintura, fotografia e técnica mista, como aquarelas feitas com água do mar, das artistasAna Luiza Moraes, Bruna Pelúcia, Graci Kaley, Josiana Oliveiras, Karenina Marzulo, Luiza Scarpa, Mariana Rocha, Marcelle Fagundes, Nicole Peixoto e Vanessa Ximenes. O título escolhido é relacionado aos sonhos, à fantasia, a algo fora do ‘mundo normal’.

Todos os trabalhos selecionados remetem, de alguma forma, a um mundo fantástico, a sonhos que transportam a imaginação para qualquer lugar ou tempo. “Nos distanciamos do mundo real, abraçamos sonhos e concretizamos em trabalhos artísticos a criação individual de cada universo que compõe essa exposição”, explica Karenina Marzulo, umas das participantes da exposição.

 

Sobre ‘Do Feminino na Arte’:

Do Feminino na Arte é uma iniciativa que visa evidenciar a produção artística de Mulheres, por meio de eventos, exposições e outras formas de divulgação da Arte. Na faculdade de Belas Artes da UFRJ, as artistas Karenina Marzulo e Lud Lov viram o desejo comum de realizar uma exposição somente com artistas mulheres. Em 2013, Karenina deu prosseguimento a ideia e realizou a primeira exposição coletiva. ‘Corpos Partidos’ tratava, em suma, da cobrança social sobre os corpos femininos e as consequências disso para as mulheres e para sociedade como todo. Ela foi apresentada no Instituto Cultural Germânico de Niterói com uma ótima repercussão e receptividade do público. Posteriormente expuseram na Galeria de Arte Sala Djanira e no SESC Ramos com a mostra “Latinas” no qual cada artista foi convidada a representar artisticamente uma mulher latina importante no intuito de homenageá-la e apresentá-la ao grande público. No SESC Engenho de Dentro, apresentaram “Ilustradoras! Exposição Coletiva” e finalmente, em 2019, retornam a Niterói na Fundação de Artes de Niterói – Sala José Cândido de Carvalho, agora, com a curadoria da artista Desirée Monjardim com a exposição “Oníricas”.

Atualmente, ‘Do Feminino na Arte’ tem duas integrantes fixas: Karenina Marzulo e Marcelle Fagundes, porém, a exposição “Oníricas” foi organizada por Karenina e pela artista Mariana Rocha. As três também compõem a mostra. A cada edição ‘Do Feminino na Arte’ é feita uma seleção de Artistas cujos trabalhos são afeitos ao tema proposto. Como há uma dificuldade de se ter incentivos artístico-culturais a cada evento são pensadas maneiras para materializar os mesmos. “Somos Artistas, somos Mulheres e entendemos o nosso papel como resistência. Resistência da arte. Resistência feminina. Essas são as nossas motivações ao encararmos tantas dificuldades e desafios de nos mantermos como referência independente e estar cada vez mais divulgando trabalhos de artistas mulheres e contribuindo com a movimentação cultural no Estado do Rio, quem sabe, posteriormente, a âmbito nacional”. (Karenina)

 

SERVIÇO:

Exposição “Oníricas”, de dez artistas mulheres do ‘Feminino na Arte’

Curadoria: Desirée Monjardim

Abertura: 12 de março, terça-feira, às 19h

Visitação: de 13 de março a 13 de maio de 2019, sempre de segunda a sexta, das 9h às 17h

Local: Sala José Cândido de Carvalho

Endereço: Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, Niterói-RJ

Informações: (21) 2719-6939

Entrada gratuita