Niterói continua em estágio de atenção

A Defesa Civil informou, na tarde desta quarta-feira (13) que Niterói continua em estágio de ATENÇÃO. Porém a nota informa que os núcleos de chuva que atuaram na cidade de Niterói, nesta manhã, perderam intensidade e que nas últimas seis horas Niterói registrou apenas chuva fraca.

A nota informa também que a previsão é de redução gradativa da intensidade da chuva ao longo desta quarta-feira (13), com chuva fraca, ocasionalmente moderada, para o fim desta tarde e de chuva fraca para esta noite. Devido ao acumulado alto de chuva em 24h, a cidade permanece em estágio de ATENÇÃO.

Defesa Civil divulga orientações sobre chuvas

A Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro divulgou orientações para evitar situações de risco por conta das chuvas. Permanecer em local seguro até que a chuva e as consequências dela estejam sob controle é uma das principais dicas do Corpo de Bombeiros para evitar acidentes e mortes.

No caso de inundações, a procura por lugar seguro também é a melhor alternativa, de preferencia em nível elevado do solo. Áreas alagadas ou inundadas não devem ser atravessadas a pé, já que há risco de choque, queda em buracos ou bueiros abertos, além da possibilidade de se contrair doenças.

Caso esteja de carro, verifique se a água ultrapassa 1/4 do pneu, pois acima deste nível, há elevado risco do carro perder a dirigibilidade e ser conduzido pela correnteza.

Verifique se sua casa apresenta rachaduras, se as portas abrem e fecham com a mesma facilidade de antes, se há “estufamento” nos muros ou rachaduras no solo e se há água minando no pé da encosta. Caso constate as alterações acima, entre em contato com a Defesa Civil Municipal (199), informe as mudanças verificadas e atenda às orientações. Se houver risco de deslizamento, saia imediatamente de casa . Não se esqueça de desligar o gás e os disjuntores de energia elétrica.

Caso resida em área suscetível a deslizamentos e inundações, certifique-se sobre a existência de uma rota de fuga para local seguro e fique atento aos alertas (SMS, sirenes). Prepare um kit com sua documentação, medicamentos controlados, material de higiene e limpeza básico e uma muda de roupas para o caso de ter que sair de casa.

Em casos de ventos fortes, mantenha-se abrigado em local de estrutura firme, tais como casas, estabelecimentos comerciais etc.

Em caso de falta de luz, desligue todos os equipamentos elétricos possíveis. Opte por lanternas, e não por velas, mas caso a substituição não seja possível, mantenha a vela em um suporte com água e apague-a antes de dormir.

Retire das ruas os sacos de lixo que ainda aguardam recolhimento pela companhia de limpeza urbana.

Serviço de alerta

A Defesa Civil mantém um serviço de alerta de desastres naturais por meio de envio de SMS. O cadastro é gratuito. Basta enviar o CEP da localidade para o número 40199. Saiba mais no site: www.defesacivil.rj.gov.br

Chuvas que atingiram Niterói

A chuva que atingiu Niterói na noite de ontem (12) e na madrugada de hoje (13) deixou vários pontos da cidade alagados e com e bolsões d’água. Em diversos casos ruas tomadas por grandes bolsões d´água impediram a passagem de carros e motos.

O canal da Ary Parreiras transbordou, a Av. Roberto Silveira e Av. Jansen de Melo tiveram trechos da pista submersos. Icaraí registrou bolsões em diversas ruas. Em Charitas o mesmo quadro, imensos bolsões registrados e precisou ser aberta uma reversível para o trânsito que seguia sentido centro.

Vídeo: Av. Jansen de Melo / WhatsApp

Uma árvore caiu na Rua São Pedro, no Centro, destruindo parte da grade da Catedral São João Batista. No Barreto também foram registrados pontos de alagamento. No Fonseca, o canal da Alameda transbordou e as pistas ficaram alagadas. As aulas na rede municipal de educação foram suspensas nesta quarta-feira (13).

 

 

Foto: Arquivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *