Empreendedorismo

Começam as atividades da quarta edição do Startup Rio

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação Leonardo Rodrigues, lançou as atividades da quarta edição do Programa Startup Rio em cerimônia que lotou o Auditório Darcy Ribeiro, da Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio, nesta segunda-feira (4).

“São projetos de inovação que, além de fazerem o papel mais importante que é o da inclusão, são voltados principalmente para o desenvolvimento de produtos que possam ser comercializados, gerando receita, emprego e renda para o estado” afirmou o secretário.

 

Leonardo Rodrigues destacou o empenho da nova gestão estadual, que em um mês de trabalho já lançou esse edital, que contempla 82 projetos: 66 no Rio de Janeiro, 10 na Região Serrana e seis no Sul Fluminense. No total, o programa investirá R$ 6,7 milhões, com até R$ 96 mil por bolsa, em uma parceria da Secti com Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Secretaria de Estado de Cultura (Rio Criativo) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Nos próximos editais esperamos poder contemplar todas as regiões do estado. Estamos seguindo à risca a determinação do governador Wilson Witzel para potencializar o setor e enriquecer nosso estado com novas tecnologias” disse o secretário.

As atividades serão realizadas em prédio cedido pela Uerj no Catete, bairro na região central do Rio. A área de mil metros abrigará um auditório multimídia, três salas de coworking, quatro de reunião, quatro para conferências por Skype, contará com cobertura wireless e área de expansão prevista de 2 mil metros quadrados.

“Agradeço às 82 empresas contempladas por acreditarem no Rio e na Faperj. Iremos honrar o compromisso com vocês e a presença do secretário é muito simbólica nesse sentido. É disso que precisamos: pessoas que se disponham a correr riscos e transformar conhecimento em riqueza, em emprego e em renda” afirmou Mauríco Guedes, diretor de Tecnologia da Faperj.

Participaram do evento, que contou com apresentação do conjunto de sopro da Banda de Músicos da Faetec de Nova Iguaçu, regidos pelo maestro João Carlos da Silva, presidentes de instituições vinculadas à Secti, Jerson Lima, da Faperj, e Fernando Marinho, da Faetec, o secretário de Infraestrutura e Obras, Horácio Guimarães, Pedro Gerolimishi, superintendente da Biblioteca Parque, Ana Velasco e Tali Igrejas, respectivamente das secretarias de Educação, Cultura e Economia Criativa e Educação, a gerente-geral da Firjan, Cristiane Alves, e os deputados estaduais Alexandre Knoploch, Rodrigo Amorim e Márcio Pacheco.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top